Como relação São Paulo-Adidas se deteriorou e o que pesa para a New Balance

O São Paulo comunicou oficialmente ontem (14) que não irá renovar o contrato com a Adidas, atual fornecedora de material esportivo do clube. A relação das partes já é estremecida há muito tempo e o rompimento era esperado nos bastidores. O clube está próximo de um acordo com a New Balance para ser a nova fornecedora.

Por que São Paulo e Adidas racharam?

O contrato entre as partes foi feito na gestão anterior e o presidente Julio Casares tentou renegociar valores. A atual gestão chamou a Adidas logo no início do mandato, mas não teve sucesso.

Internamente, a Adidas ponderou sobre a fase do São Paulo, que na época era ruim, e isso pesou para manter os valores já praticados. Como padrão atualmente, grande parte do montante vem via royalties de vendas de camisas e na fase ruim o número tende a ser menor.

Alguns episódios ajudaram a estremecer ainda mais a relação entre as partes. A camisa 3 de 2021, apelidada de napolitana, tinha sido aprovada pela gestão anterior, mas a nova gestão não gostou e acabou não utilizando em jogos, e o episódio em que Rogério Ceni, então técnico do time, apareceu utilizando material da Under Armour, patrocinador anterior, foram dois deles.

O conflito mais recente se deu na atual camisa 3, quando o clube processou a Adidas na Justiça. A marca não havia estampado o patrocinador máster do São Paulo nas costas da peça como era acordado em contrato. O clube ganhou na Justiça e obrigou a Adidas a reparar a falha.

Com a guerra mais que evidente, pouco importa a cláusula que a Adidas tem de prioridade de renovação do vínculo. Tanto o São Paulo quanto a marca sabem que não há clima para continuidade neste momento.

Por que a New Balance?

O principal fator que pesa a favor da New Balance é a exclusividade. A marca patrocina somente o Red Bull Bragantino no Brasil. "O São Paulo precisa ser objeto de desejo", disse o presidente Júlio Casares, ao responder sobre o que espera de uma próxima fornecedora de material esportivo.

O Tricolor quer uma parceira que tenha o clube como prioridade máxima internamente e acredita que a New Balance oferece isso. Outras marcas também procuraram, mas o São Paulo via o mesmo problema da Adidas: muito clubes na carteira de patrocínio. Vale lembrar que a Adidas patrocina Flamengo, Atlético-MG, Cruzeiro e Inter.

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O clube também quer uma melhoria na questão financeira. São Paulo e New Balance estão muito próximos de um acordo.

Recentemente, o presidente Julio Casares falou sobre a relação com a Adidas e o que busca no novo fornecedor de material esportivo durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Nossa fornecedora é uma marca mundial, mas teve falhas terríveis, todas notificadas. No plano ético, temos um contrato até o final do ano e claro que estamos conversando com outros players, mas com uma filosofia diferente. O São Paulo precisa ser objeto de desejo dessa marca, quiçá que seja exclusivo no Brasil para que 24h a gente pense, São Paulo e marca, criando oportunidades. Sou do tempo que criamos as camisas 4-3-3, 5-3-3, 6-3-3; eu estava no marketing nessa época. Vamos criar coisas desde que a empresa fornecedora de material esportivo tenha essa comunhão, isso está faltando, mas vai voltar a ter. Temos que ter uma marca de ressonância internacional, mas que pense no São Paulo 24h. A marca não pode fazer, no Outubro Rosa, por exemplo, a mesma camisa para o São Paulo e para outros que ela patrocina. Quero ter identidade visual, quero ter criação. Já tive isso com outra marca nos títulos brasileiros.

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