Ministra da Espanha pede a renúncia de dirigente que beijou jogadora

A ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha, Yolanda Díaz, pediu a demissão do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, por ter beijado à força a jogadora Jenni Hermoso no pódio da Copa do Mundo Feminina 2023.

O que aconteceu

Díaz afirmou que o cartola "assediou e agrediu uma mulher". Ela é a vice-presidente em exercício e comanda o partido político Sumar.

A ministra ressaltou que o pedido de desculpas de Rubiales "não serve de nada" e que ele deve renunciar. Em entrevista no Congresso, ela também cobrou o cumprimento da legislação desportiva espanhola e a ativação dos protocolos da Federação.

Nossa condenação mais retumbante ao que vimos ontem. Seguimos pedindo a demissão de Rubiales, que assediou e agrediu uma mulher. Portanto, suas desculpas não servem de nada e pedimos o cumprimento da Lei Desportiva e que os protocolos da Federação sejam ativados. Insisto, essa pessoa deve renunciar. Yolanda Díaz

O que aconteceu

Ontem, Luis Rubiales abraçou e deu um beijo forçado na boca de Jenni Hermoso. O episódio ocorreu durante a cerimônia de entrega da medalha de ouro à seleção espanhola, que venceu a Inglaterra na final.

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, beija Jenni Hermoso durante premiação da Copa do Mundo feminina
Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, beija Jenni Hermoso durante premiação da Copa do Mundo feminina Imagem: Reprodução/Twitter

A jogadora desabafou nas redes sociais que "não gostou" da atitude. Depois da repercussão, ela amenizou a situação, afirmando que tem uma "ótima relação" com Rubiales.

Continua após a publicidade

O presidente da Federação se desculpou pelo gesto: "Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade". No entanto, antes do pedido oficial de desculpas, Rubiales chegou a dizer que o beijo foi um gesto de carinho e disparou que "há idiotas por toda parte".

Deixe seu comentário

Só para assinantes