Copa 2023: Inglaterra bate a Colômbia de virada e pega a Austrália na semi

A Inglaterra derrubou a última sul-americana e está nas semifinais da Copa do Mundo feminina. De virada, as inglesas fizeram 2 a 1 sobre a empolgada seleção da Colômbia, hoje (12), no lotado Accor Stadium, em Sydney (AUS) e enfrentará a anfitriã Austrália na próxima fase. Leyce Santos marcou para as colombianas, já Hemp e Russo fizeram para as britânicas em jogo que contou com quase 76 mil pessoas.

Goleiras falharam no primeiro tempo. Earps estava mal posicionada e foi encoberta no gol de Santos. Já Pérez deu rebote em bola tranquila e viu Hemp empatar.

Colômbia viveu um drama e viu Carolina Arias e Pérez serem substituídas por lesão. Arias levou uma bolada aos 10 minutos de jogo e a goleira sentiu um problema no olho no segundo tempo.

Inglaterra não sentiu falta de Lauren James. A atacante cumpre suspensão após expulsão em jogo contra a Nigéria. Ela também estará fora do jogo da semifinal.

Mais cedo, a Austrália avançou no pênaltis contra a França e também está nas semis. O jogo contra as inglesas será na quarta-feira (16), às 7h (de Brasília).

Como foi o jogo

Inglaterra partiu para cima, e a Colômbia viveu um drama. As inglesas controlaram o inicio da partida, conseguindo passar pela marcação colombiana, ter a posse e chegar à meta de Pérez. Do outro lado, o técnico Nelson Abadía foi obrigado a mexer na zaga logo aos 10 minutos, após Carolina Arias levar uma bolada no rosto e não ter condições de seguir em campo.

As inglesas assustaram pouco, e as colombianas não perdoaram. As britânicas rodaram a bola, se incomodaram com o sistema defensivo colombiano, foram lentas para armar jogadas e levaram pouco perigo à goleira Pérez. E a Colômbia aproveitou seu primeiro chute na direção do gol para encobrir Earps e abrir o placar.

Lambança colombiana termina com empate inglês. A vantagem sul-americana no jogo não demorou muito. Após segurar a Inglaterra na maior parte do primeiro tempo, a Colômbia viu a goleira Pérez falhar e a Inglaterra levar o 1 a 1 para o intervalo.

Continua após a publicidade

Jogo ficou aberto, Inglaterra conseguiu a virada e Pérez deixou o campo. As equipes voltaram para o segundo tempo em busca do segundo gol, e quem levou a melhor foram as inglesas. Com mais facilidade para encontrar espaços, as britânicas rondaram a área até conseguirem a virada. Pouco depois, a goleira colombiana sentiu um problema no olho, pediu atendimento e precisou ser substituída.

As inglesas queriam matar o jogo, e as colombianas foram para o abafa. O cenário resultou em muita marcação e roubadas de bola de ambos os lados, na tentativa de pegar a defesa adversária desorganizada e definir o resultado. Empurradas pela torcida, as colombianas levaram mais perigo, mas falharam na tomada de decisão e não conseguiram o empate.

O clima no estádio

Antes do início do jogo, vários torcedores se reuniram do lado de fora do estádio para assistir à vitória da Austrália sobre a França em telões. A partida também era exibida dentro da arena. Com muita tensão até o final, a comemoração foi efusiva.

Mesmo após os gols sofridos, torcida colombiana cantava "sí, se puede" a todo momento. Com maioria no estádio, mas bem mais separada do que no jogo anterior, o clima foi menos de caldeirão. Mesmo assim, houve muito apoio.

Os ingleses também se fizeram presentes e penduraram várias bandeiras nas arquibancadas, como torcidas organizadas costumam fazer. Elas eram de todo tipo de lugar.

Continua após a publicidade

Gols e lances importantes

Defendeu Pérez. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Greenwood cobrou escanteio, Daniela Arias tirou parcialmente. Stanway ficou com o rebote e levantou para Daly, que cabeceou na segunda trave, para defesa da colombiana.

Santos abriu o placar. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Linda Caicedo tocou para Leicy Santos pela direita. Ela arriscou e pegou Earps desprevenida, encobrindo a goleira e fazendo um golaço.

Tudo igual. Aos 50 minutos do primeiro tempo, Walsh cruzou da intermediária, Lucy Bronze ajeitou de cabeça na segunda trave, Alessia Russo dividiu com Daniela Arias e a bola sobrou para Pérez, que falhou feio e acabou soltando. Hemp ficou com a sobra e mandou para o fundo do gol vazio.

Quase o segundo! Aos 12 minutos do segundo tempo, em cobrança ensaiada, Stanway tocou para o lado esquerdo da área, Daly cruzou do fundo, Pérez desviou de forma providencial, evitando a conclusão de Bright, e a zaga colombiana completou para afastar o perigo.

Virada inglesa. Aos 17 minutos do segundo tempo, Stanway foi lançada por Greenwood na intermediária e tocou em profundidade. Alessia Russo deu um leve toque na bola para tirar de Daniela Arias, invadiu a área e chutou cruzado para mandar no cantinho do gol.

Continua após a publicidade

Passou perto. Aos 24 minutos do segundo tempo, Bedoya soltou uma bomba de longe, Earps voou no canto direto e fez uma grande defesa para salvar a Inglaterra.

FICHA TÉCNICA

Inglaterra 2 x 1 Colômbia

Competição: quartas de final da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 12 de agosto de 2023, às 7h30 (de Brasília)
Local: Accor Stadium, em Sydney, na Austrália
Arbitragem: Ekaterina Katja Koroleva
Assistentes: Katie Nesbitt e Felisha Mariscal
Gols: Leicy Santos (Colômbia), aos 43 minutos do primeiro tempo; Hemp (Inglaterra), aos 50 minutos do primeiro tempo; Russo (Inglaterra), aos 17 minutos do segundo tempo.
Público: 75.784

INGLATERRA: Earps; Carter, Bright e Greenwood; Lucy Bronze, Walsh, Stanway, Toone e Daly; Hemp (England) e Alessia Russo (Kelly). Técnica: Sarina Wiegman

COLÔMBIA: Pérez (Giraldo); Carolina Arias (Guzmán), Carabalí, Daniela Arias e Vanegas; Bedoya, Ospina (Chacón) e Leicy Santos; Ramírez, Linda Caicedo e Usme. Técnico: Nelson Abadía

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes