Copa 2023: Inglaterra sofre, mas elimina Nigéria nos pênaltis e avança

Em jogo pouco inspirado, a Inglaterra conseguiu uma dramática classificação nos pênaltis contra a Nigéria, após 0 a 0 no tempo regulamentar, e está nas quartas de final da Copa do Mundo feminina. Apontada como uma das favoritas ao título, as campeãs da Euro tiveram dificuldade, viram Lauren James ser expulsa, mas contaram com a pontaria de Kelly para fazer 4 a 2 nas penalidades e comemorar no Suncorp Stadium, em Brisbane (AUS).

Disputa de pênaltis começou dramática, com Stanway (Inglaterra) e Oparanozie (Nigéria) mandando à direita do gol.

England, Daly, Greenwood e Kelly converteram para as inglesas, enquanto Alozie perdeu para a Nigéria. Ajibade, Ucheibe acertaram pela seleção africana.

Inglaterra sofreu com a bola rolando e deixou a Nigéria crescer no jogo. As inglesas tiveram dificuldades para criar e chegar ao gol com liberdade. Do outro lado, as nigerianas encontraram espaços, mas faltou pontaria.

Lauren James teve atuação apagada e foi expulsa no fim do segundo tempo. Principal nome inglês neste Mundial, a atacante sofreu para se livrar da marcação nigeriana e complicou a Inglaterra ao pisar nas costas de Alozie aos 41 minutos e — após revisão do VAR — ser expulsa.

Agora, a Inglaterra aguarda o vencedor de Colômbia e Jamaica para conhecer o próximo adversário. O jogo das quartas de final será no sábado, às 7h30 (de Brasília), em Sydney.

Como foi o jogo

Seleções fazem jogo pouco criativo, e o VAR cancelou um pênalti para a Inglaterra. Inglesas e nigerianas buscaram a posse de bola, mas com dificuldades para criar e atacar com clareza. A melhor chance do primeiro tempo poderia ter sido em pênalti para a Inglaterra, mas o VAR recomendou revisão no empurrão em Daly. A árbitra voltou atrás e anulou a penalidade.

Nigéria apertou, mas pecou na hora de finalizar. O começo do segundo tempo foi marcado por uma pressão das nigerianas, que aproveitaram uma estagnada seleção inglesa para ir ao ataque e buscar o primeiro gol. Elas porém, tiveram dificuldades para finalizar com clareza contra a meta de Earps e viram a melhor chance parar na trave.

Continua após a publicidade

Inglaterra sofreu com a marcação e ficou longe do gol de Nnadozie. Com um meio-campo pouco operante, a seleção inglesa rodou a bola, mas ficou travada diante da boa marcação nigeriana, que dificultou a troca de passes e anulou nomes como Lauren James e Alessia Russo.

Lauren James, da Inglaterra, em lance com Michelle Alozie, da Nigéria, pela Copa do Mundo feminina
Lauren James, da Inglaterra, em lance com Michelle Alozie, da Nigéria, pela Copa do Mundo feminina Imagem: Elsa - FIFA/FIFA via Getty Images

Lauren James foi expulsa e complicou a Inglaterra. No fim do segundo tempo, a atacante deixou a seleção inglesa com uma a menos após pisão nas costas de Alozie. No primeiro momento, a árbitra deu cartão amarelo, mas foi chamada pelo VAR e mudou para vermelho.

Nigéria comandou a prorrogação, mas faltou o gol. Com uma a mais, e maior fôlego, as nigerianas foram para cima em busca do gol da classificação, mas, apesar do volume, não conseguiram balançar a rede e levaram a decisão para os pênaltis.

Lances importantes

Na trave. Aos 15 minutos do primeiro tempo, Kanu cruzou pela direita, Greenwood afastou e Plumptre, no rebote, finalizou e acertou o travessão. Na sequência, ela brigou pela bola, chutou colocado e Earps foi buscar.

Continua após a publicidade

Resposta inglesa. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Demehin falhou no campo de defesa e entregou para Russo, que finalizou de primeira para defesa, em dois tempos, de Nnadozie.

Não foi nada! Aos 31 minutos do primeiro tempo, Greenwood cruzou na área, Daly caiu após choque com Ajibade e a árbitra marcou pênalti. O VAR recomendou revisão e, após rever o lance, a juíza anulou a penalidade.

De novo na trave. Aos 2 minutos do segundo tempo, Ajibade cruzou pela ponta esquerda, Kanu cabeceou no segundo pau, a bola explodiu no travessão e foi para fora.

Salvou, Nnadozie. Aos 30 minutos do segundo tempo, Greenwood cobrou escanteio da direita, Daly cabeceou forte e Nnadozie espalmou. A zaga rebateu, Alessia Russo aproveitou, mas testou fraco, e a goleira defendeu mais uma vez.

Assim não! Aos 7 minutos do primeiro tempo da prorrogação, Alozie recebeu de Echegini pela esquerda, invadiu a área, mas finalizou mal e mandou à direita de Earps.

FICHA TÉCNICA

Inglaterra 0 (4) x (2) 0 Nigéria

Continua após a publicidade

Competição: oitavas de final da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 7 de agosto de 2023, às 4h30 (de Brasília)
Local: Suncorp Stadium, em Brisbane, na Austrália
Arbitragem: Melissa Borjas
Assistentes: Shirley Susana Perello López e Sandra Ramirez
Cartão vermelho: Lauren James (Inglaterra)
Público: 49.461

INGLATERRA: Earps; Greenwood, Bright e Carter; Lucy Bronze, Walsh (Zelem), Stanwey, Lauren James e Daly; Hemp (England) e Russo (Kelly). Técnica: Sarina Wiegman-Glotzbach

NIGÉRIA: Nnadozie; Alozie, Ohale, Demehin e Plumptre; Ucheibe e Ayinde (Echegini); Ajibade, Payne (Oparanozie) e Onumonu (Oshoala); Kanu (Ordega). Técnico: Randy Waldrum

Deixe seu comentário

Só para assinantes