Copa 2023: Austrália goleia, elimina o Canadá e vai às oitavas de final

A Austrália está nas oitavas de final da Copa do Mundo feminina. Em jogo de tudo ou nada, as Matildas golearam o Canadá por 4 a 0, hoje (31), em Melbourne, avançaram ao mata-mata na primeira colocação do Grupo B e eliminaram as atuais campeãs olímpicas. Raso (duas vezes), Fowler e Catley (de pênalti) marcaram.

Raso marcou dois, e a Austrália encaixotou o Canadá. As donas da casa apostaram na forte marcação e saídas em velocidade para conseguir a vitória diante de mais de 27 mil pessoas.

VAR confirmou um, anulou outro e ajudou em pênalti. Foram duas intervenções do árbitro de vídeo durante o primeiro tempo, ambas em gols da Austrália. Ele validou o primeiro de Raso e anulou, por interferência, o de Fowler. Na segunda etapa, recomendou revisão em possível pênalti para a Austrália, convertido por Catley.

Apenas a vitória classificava a Austrália, já o Canadá avançaria com um empate. As canadenses terminaram na terceira colocação do grupo, e se despedem na primeira fase.

Sam Kerr ficou novamente no banco. Apesar da expectativa pela estreia do principal nome australiano no Mundial, a jogadora ficou na reserva durante toda a partida. Ela se recupera de um problema na panturrilha.

A Nigéria empatou com a Irlanda e ficou com a segunda vaga do Grupo C. Elas terminaram a primeira fase com cinco pontos, um a mais do que as canadenses.

As australianas agora aguardam a definição do Grupo D para conhecer o adversário. A partida das oitavas de final será na próxima segunda-feira (7).

Como foi o jogo

Austrália partiu para cima do Canadá, e o VAR validou o gol de Raso. Precisando da vitória para ir às oitavas, as Matildas foram para o ataque e, aos 10 minutos, chegaram ao gol. A princípio, a arbitragem apontou impedimento, mas o VAR confirmou o tento das donas da casa.

Continua após a publicidade

Canadá ficou encaixotado na defesa australiana. As canadenses tiveram mais posse, mas sofreram para sair da marcação das donas da casa. 'Encaixotada', a seleção do Canadá começou a se precipitar, tentando - sem sucesso - construir jogadas mais rapidamente e levou pouco perigo à meta adversária.

VAR anulou um, mas Raso marcou outro. As Matildas deixaram o Canadá com a bola, e apostaram na marcação e nos contra-ataques para ampliar o marcador. Na primeira tentativa, a árbitra foi chamada pelo VAR e apontou interferência da impedida Carpenter. Na segunda, Raso ampliou.

Canadá mudou tudo para o segundo tempo, e quem marcou foi a Austrália. Se despedindo da Copa, a técnica Beverly Priestman promoveu quatro alterações no intervalo, mas a seleção seguiu com problemas para se livrar da marcação e ter liberdade para construir e pelo menos diminuir o marcador. Do outro lado, as Matildas acertaram um lançamento nas costas da zaga e Fowler fez o terceiro.

De pênalti, a Austrália sacramentou a goleada. Diante de um Canadá entregue em campo, a Austrália terminou a partida administrando o resultado e, mesmo assim, encontrou espaços nas costas da zaga adversária e, de pênalti, chegou ao quarto.

Gols e lances importantes

VAR confirmou gol de Raso. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Catley recebeu em profundidade pela esquerda, levou para o fundo e cruzou rasteiro. Gilles tirou parcialmente e Raso aproveitou para fazer 1 a 0. A bandeirinha apontou impedimento, mas o VAR validou o gol.

Continua após a publicidade

Não valeu! Aos 33 minutos do primeiro tempo, o Canadá saiu errado, Fowler ficou com a bola e cruzou, Riviere cortou e a bola sobrou para Raso, que cruzou rasteiro. A bola desviou na marcação, Sheridan espalmou e Fowler empurrou para o fundo do gol. O VAR, porém, chamou a árbitra para rever o lance, e ela anulou o gol por interferência da impedida Carpenter.

Agora sim! Aos 38 minutos do primeiro tempo, Cooney-Cross cobrou escanteio, Sheridan falhou e a bola sobrou para Raso mandar para o fundo da rede.

Fowler deixou o dela. Aos 12 minutos do segundo tempo, Foord foi lançada pela meia-esquerda, invadiu a área e tocou para trás. Livre, Fowler finalizou mascado, a bola bateu na trave e lentamente foi para o fundo do gol.

Virou goleada. Aos 48 minutos do segundo tempo, a árbitra — com auxílio do VAR — marcou pênalti de Fleming em Gorry. Catley foi para a cobrança e fez o quarto.

FICHA TÉCNICA

Canadá 0 x 4 Austrália

Continua após a publicidade

Competição: 3ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 31 de julho de 2023, às 7h (de Brasília)
Local: Aami Park, em Melbourne, na Austrália
Arbitragem: Stéphanie Frappart
Assistentes: Manuela Nicolosi e Elodie Coppola
Cartões amarelos: Tony Gustavsson (Austrália); Van Egmond (Austrália); Arnold (Austrália)
Gols: Raso (Austrália), aos 10 e 38 minutos do primeiro tempo; Fowler (Australia), aos 12 minutos do segundo tempo; Catley (Austrália), aos 48 minutos do segundo tempo.
Público: 27.706

CANADÁ: Sheridan; Riviere (Chapman), Buchanan, Gilles e Lawrence; Quinn (Smith) e Grosso (Schmidt); Leon (Viens), Fleming e Huitema (Rose); Sinclair (Lacasse). Técnica: Beverly Priestman

AUSTRÁLIA: Arnold; Carpenter, Hunt, Kennedy e Catley; Cooney-Cross e Gorry (Grant); Raso (Vine), Van Egmond (Polkinghorne) e Foord; Fowler. Técnico: Tony Gustavsson

Deixe seu comentário

Só para assinantes