Copa 2023: Inglaterra sofre, mas confirma o favoritismo e supera o Haiti

Entre as favoritas ao título da Copa do Mundo feminina, a Inglaterra venceu o estreante Haiti, hoje (22), por 1 a 0, em jogo pouco inspirado no Suncorp Stadium (AUS), pela primeira rodada do Grupo D. Stanway marcou para as atuais campeãs da Eurocopa.

O VAR apareceu três vezes no primeiro tempo. O árbitro de vídeo recomendou a revisão em duas possíveis penalidades — apenas uma foi marcada — e mandou voltar a cobrança defendida por pela goleira Théus, que se adiantou. Na segunda tentativa, Stamway marcou.

A Inglaterra não balançava as redes há dois jogos. Em amistosos, as Leoas perderam para a Austrália e empataram com Portugal.

Apesar da vitória, as inglesas criaram pouco e sofreram com os contra-ataques das haitianas. A Inglaterra controlou a posse, mas insistiu em bolas alçadas que pouco ameaçavam. Já o Haiti encontrou espaço para partir em velocidade, mas pecou na hora de finalizar.

Antes de a bola rolar, protesto e estreia. Pela primeira vez no Mundial o hino inglês foi entoado como "God Save the King" ("Deus Salve o Rei", em livre tradução do inglês). Além disso, as jogadoras ajoelharam durante a contagem regressiva.

Na próxima rodada, a Inglaterra encara a Dinamarca, e o Haiti enfrenta a China. As partidas estão marcadas para sexta-feira (28).

Como foi o jogo

A Inglaterra dominou a partida, mas o Haiti assustou nos contra-ataques. Conforme esperado, as inglesas ditaram o ritmo, ocupando o campo adversário, mas com dificuldades para transformar o volume em gols. As haitianas, por outro lado, levaram perigo nos contra-ataques, chegando a ficar cara a cara com a goleira Earps.

VAR apareceu três vezes, e saiu o dramático gol das inglesas. O árbitro de vídeo roubou a cena no primeiro tempo do confronto. No primeiro lance, a árbitra apontou falta na origem do lance que culminou em potencial pênalti. Minutos depois, foi chamada por um claro toque de mão de Louis dentro da área. Théus defendeu, mas o VAR mandou voltar, e Stanway não desperdiçou.

Continua após a publicidade

Em jogo pouco inspirado das inglesas, brilhou a goleira haitiana. O segundo tempo começou mais aberto, com o Haiti se arriscando mais no ataque e testando a zaga adversária. O domínio, porém, seguiu britânico, que teve espaço para trocar passes e — mesmo em partida abaixo — criar jogadas. Quando conseguiu passar pela zaga haitiana, a arqueira Théus salvou.

Haiti cresceu no fim, e Earps evitou o empate. As haitianas ficaram confortáveis no jogo no decorrer do segundo tempo, encontraram espaços nas costas da zaga para sair em velocidade e levaram perigo em bolas paradas. Duas boas defesas de Earps mantiveram o triunfo inglês.

Acabou ou não? Pouco antes do fim dos acréscimos, um apito confundiu as jogadoras. A árbitra, porém, fez sinal de negativo, deu bola ao chão e seguiu a partida para, instantes depois, encerrar o confronto.

Gol e lances importantes

Finalizou mal. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Borgella invadiu a área, ficou cara a cara com a goleira inglesa, mas chutou mal e a bola passou à esquerda do gol.

Seguiu o jogo. Aos 17 minutos do primeiro tempo, a árbitra foi chamada pelo VAR para avaliar possível pênalti de Pierre-Louis em Kelly. Ela, porém, assinalou falta de Russo em Joseph na origem do lance.

Continua após a publicidade

Com drama, saiu o gol inglês. Aos 29 minutos do primeiro tempo, a árbitra foi novamente chamada pelo VAR, agora por toque de mão de Batcheba Louis, e apontou para a marca da cal. Stanway foi para a cobrança, e Théus defendeu, mas a goleira se adiantou e o VAR voltou a penalidade. Na segunda tentativa, a inglesa não desperdiçou.

Théus salvou duas vezes. Aos 13 minutos do segundo tempo, Russo costurou pela esquerda, finalizou no cantinho e a goleira foi buscar. No lance seguinte, ela espalmou uma finalização, também de Russo, pela direita.

Quase o empate. Aos 36 minutos do segundo tempo, Dumornay ajeitou para Éloissant, que ficou cara a cara com Earps e bateu canto oposto da goleira, que, com o pé esquerdo, salvou.

FICHA TÉCNICA

Inglaterra 1 x 0 Haiti

Competição: 1ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 22 de julho de 2023, às 6h30 (de Brasília)
Local: Suncorp Stadium, em Brisbane, na Austrália
Arbitragem: Emikar Caldera Barrera
Assistentes: Migdalia Rodriguez e Mary Cristina Blanco Bolivar
Cartões amarelos: Daiana Pierre-Louis (Haiti); Hemp (Inglaterra)
Gol: Stanway (Inglaterra), aos 29 minutos do primeiro tempo
Público: 44.369

Continua após a publicidade

INGLATERRA: Mary Earps; Bronze, Bright, Carter e Greenwood; Walsh, Stanway e Toone; Russo (Daly), Hemp (James) e Kelly. Técnica: Sarina Wiegman-Glotzbach

Haiti: Théus; Petit-Frère, Limage (Mathurin), Joseph e Kethna Louis; Jeudy, Pierre-Louis, Batcheba Louis (Joseph) e Mondésir; Dumornay e Borgella (Éloissaint). Técnico: Nicolas Delepine

Deixe seu comentário

Só para assinantes