Topo

Estádio de Brasil x Marrocos tem clima de Copa e restaurante a céu aberto

Thiago Arantes

De UOL, em Tânger (MAR)

25/03/2023 16h44

O Estádio Ibn Batouta, palco do amistoso entre Brasil e Marrocos, virou um restaurante a céu aberto no início da noite deste sábado. O motivo é o Ramadã, mês sagrado do islamismo, religião de 98% dos habitantes do país.

Durante o período, os muçulmanos não podem comer ou beber entre o nascer e o pôr do Sol. Por isso, milhares de torcedores marroquinos decidiram ir para o estádio, em Tânger, com sacolas de comida. Às 18h40 locais (15h40 no horário de Brasília), com o pôr do Sol, as sacolas foram abertas, e o jejum do dia terminou.

Desde antes dos portões do estádio serem abertos, uma multidão fazia fila na entrada dos acessos ao campo. Um gramado ao lado da entrada principal virou palco de uma espécie de piquenique em que famílias inteiras se juntaram esperando pelo fim da tarde.

Uma hora antes do pôr do sol, as filas em um restaurante de fast food ao lado do estádio já tinham espera de uma hora. A estratégia era fazer o pedido para levar e esperar o momento do fim do jejum diário.

Clima de Copa

Desde as primeiras horas da manhã, Tânger já vivia o clima do amistoso. Nas ruas do centro da cidade, era impossível caminhar sem esbarrar com camisetas da seleção e bandeiras do país. No diálogo com os marroquinos, a partida quase sempre era citada na primeira frase.

Além do reencontro com a seleção marroquina quarta colocada na Copa do Mundo, o duelo é importante para os torcedores locais por ser o primeiro confronto com o Brasil desde 1998; e por ser um inédito duelo em solo marroquino com a seleção pentacampeã mundial.

No caminho até o estádio, dezenas de vendedores ambulantes e uma romaria de torcedores que andavam até 5 quilômetros deixavam claro que não se tratava de um amistoso qualquer. Ao UOL, um grupo de amigos marroquinos disse se tratar do "jogo mais importante fora de um Mundial". De fato, o ambiente faz lembrar o de uma Copa do Mundo.

Os 65 mil ingressos disponíveis para a partida foram vendidos em apenas 10 horas. Nas mãos de cambistas, as entradas eram vendidas durante a semana por cerca de R$ 1.500. Estádio de Brasil x Marrocos tem clima de Copa e restaurante a céu aberto