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Coca-Cola aposta em marketing para difundir futebol feminino com a Conmebol

Palmeiras: Bia Zaneratto ergue troféu de campeã da Libertadores feminina - Hector Vivas/Getty Images
Palmeiras: Bia Zaneratto ergue troféu de campeã da Libertadores feminina Imagem: Hector Vivas/Getty Images
Lucas Musetti Perazolli e Paulo Favero

Do UOL, em Santos e São Paulo (SP)

17/02/2023 04h00

A Coca-Cola aposta em ações de marketing para difundir o futebol feminino pela América Latina. A empresa agora patrocina as competições da Conmebol num acordo até 2026.

A ação com as marcas Coca-Cola e Powerade contemplará a Libertadores e a Libertadores Feminina, Sul-Americana e Recopa, reunindo 121 times, de 10 países do continente: 16 deles são do futebol feminino.

Destaco que valorizamos a diversidade, a equidade e a inclusão sempre. Reafirmamos que estamos comprometidos em usar nossa experiência em marketing, o apelo de nossas marcas e nossa escala para fazer uma diferença positiva e duradoura nas comunidades que atendemos. Bruno Pietracci, presidente da The Coca-Cola Company América Latina, em entrevista ao UOL.

Coca-Cola e Powerade terão visibilidade nos estádios, ativações nos campos e na Fan Zone, edições limitadas e a organização do Tour das Copas. Vale lembrar que neste ano será disputada a Copa do Mundo feminina, na Austrália e Nova Zelândia.

Veja a entrevista completa:

A Coca-Cola fechou contrato de patrocínio de longo prazo com a Conmebol. Por que escolher o futebol sul-americano?

"Nós, na Coca-Cola, patrocinamos eventos esportivos porque estamos comprometidos em usar nossa experiência em marketing, o apelo de nossas marcas e nossa escala para fazer uma diferença positiva e duradoura nas comunidades que atendemos e ao redor do mundo — esses eventos nos dão a oportunidade de expor nossas marcas a muitos consumidores. Da mesma forma, acreditamos que patrocinar as competições de clube da Conmebol nos permite gerar ações que melhoram a experiência do consumidor".

A Conmebol tem competições relevantes em locais como o Brasil, onde já atuaram grandes atletas, e outros de menor expressão, com um desequilíbrio nos torneios que se reflete na Libertadores, Sul-Americana e até nas Eliminatórias. Como a Coca-Cola pode ajudar nisso? A empresa dará atenção especial a países menores como Bolívia e Venezuela?

"Estamos muito felizes com a oportunidade desses torneios que reúnem 121 times de 10 países da América do Sul, incluindo 16 clubes de futebol feminino. Pensamos sempre em buscar as formas mais eficazes de investir em nossas marcas e nos conectar com mais consumidores. Nesse sentido, acreditamos que patrocinar as competições de clubes da Conmebol nos aproxima dos torcedores de toda a região".

O que você pode antecipar sobre o Tour das Copas? Todos os países serão cobertos? Qual é o plano?

"Com este patrocínio, a Coca-Cola detém o direito de organizar a Tour Oficial dos Troféus no período de 2023-2026 e acreditamos que será uma oportunidade única de proporcionar mais uma experiência aos torcedores de futebol da região. Ao planejarmos a experiência, ela será baseada em nossa crença de que a verdadeira magia do futebol está na conexão: compartilhar a paixão por esse esporte".

Os torneios femininos da Conmebol ainda demandam maior investimento, agendamento prévio, transmissões. Qual foi a conversa entre a empresa e a Conmebol sobre a Libertadores Feminina?

"Por motivos comerciais, não divulgamos nossos investimentos em patrocínios esportivos. Contudo, destaco que valorizamos a diversidade, a equidade e a inclusão sempre. Reafirmamos que estamos comprometidos em usar nossa experiência em marketing, o apelo de nossas marcas e nossa escala para fazer uma diferença positiva e duradoura nas comunidades que atendemos".

Existem apenas 16 times femininos. O que pode ser feito para a modalidade crescer ainda mais?

"Sabemos que os esportes conectam as pessoas e aqui estamos comprometidos em elevar a experiência do consumidor. Valorizamos a igualdade e, como empresa, assinamos vários compromissos de diversidade de gênero e trabalhamos para uma divisão equilibrada entre mulheres e homens em funções de liderança. Fazer parte do crescimento do campeonato feminino é uma honra e ficamos muito felizes em poder patrocinar essa categoria que vem crescendo. Além disso, reconhecemos o trabalho e o desempenho de atletas femininas há muitos anos, destacando a importância de capacitar as mulheres em vários campos e disciplinas. De fato, nossa empresa tem um papel preponderante no apoio ao futebol feminino: é parceira da Copa do Mundo Feminina da Fifa desde seu torneio inaugural, em 1991, e estamos muito entusiasmados com a próxima edição, que acontecerá entre julho e agosto deste ano na Austrália e Nova Zelândia. Outro exemplo de como buscamos contribuir para o crescimento desta disciplina, que hoje é uma força imparável, digna de atenção e admiração, é o nosso apoio à Copa América Feminina, que patrocinamos no ano passado, reforçando nosso compromisso com a diversidade e inclusão das mulheres em todas as áreas".

A Coca está presente desde as Olimpíadas de 1928 e patrocina a Copa do Mundo desde 1978. Depois do bom relacionamento com a Fifa, a Conmebol era um antigo alvo da empresa? Quando começaram as negociações?

"Uma vez que entendemos como o esporte inspira milhões de pessoas, decidimos patrocinar os Jogos Olímpicos, o EUROCUP European Championship, Wimbledon, a Copa do Mundo e agora as competições da Conmebol. Nossos patrocínios destacam nosso compromisso de fazer uma diferença positiva em todas as comunidades em que atuamos. Somos um dos maiores patrocinadores esportivos do mundo. Nosso patrocínio vai desde os melhores atletas até movimentos esportivos populares. Somos também o parceiro constante de longa data de uma das maiores plataformas esportivas do mundo, os Jogos Olímpicos, demonstrando nosso compromisso de usar o poder de nossas marcas para motivar as pessoas a se tornarem mais ativas por meio do esporte".

A Conmebol vem realizando ações para combater o preconceito, mas casos de racismo infelizmente foram comuns nas últimas edições da Libertadores. Como a Coca-Cola pode ajudar nesse sentido?

"Não há lugar para o racismo no mundo. A Coca-Cola tem um histórico de apoio aos direitos humanos, igualdade e inclusão racial, como nossa meta para 2030 de ter negros representando 30% da liderança na Coca-Cola Brasil e aumentar o número de funcionários negros em 50% na Coca-Cola Brasil no mesmo período. Estamos comprometidos com a diversidade e o respeito, portanto, nossos patrocínios destacam nosso compromisso de fazer uma diferença positiva em todas as comunidades que servimos".

A empresa tem experiência em apoiar outros grandes campeonatos, com um dia de jogo maior e uma cultura de Fan Fest. Nas competições da Conmebol, esses eventos ainda são limitados. A promoção dessas novas experiências no continente está no escopo do acordo?

"Neste acordo, a Coca-Cola e a Powerade terão ativações no estádio e na Fan Zone, onde serão organizadas atividades com lendas e embaixadores do futebol. Além disso, haverá edições limitadas, entre muitas outras atividades anunciadas em breve. A Coca-Cola também terá os direitos de organizar o Tour Oficial dos Troféus, que entendemos que é uma oportunidade única de levar os icônicos troféus em um tour pela região.

A Coca Cola é a bebida preferida de muita gente, principalmente no Brasil, mas não é sinônimo de saúde para os atletas, ao contrário do Powerade. Qual é o plano para estender ainda mais a marca sem parecer que o refrigerante está no "lugar errado"?

"Temos orgulho de criar bebidas que as pessoas adoram e temos um portfólio cada vez maior que inclui marcas com opções e escolhas, incluindo bebidas com baixo teor de açúcar. Tudo começa com o tempo para entender as pessoas e o que elas querem, e estamos mudando as receitas para reduzir o açúcar adicionado, promovendo opções de bebidas com baixas ou sem calorias e disponibilizando embalagens menores para permitir o controle das porções. No Brasil, temos 24 marcas e 260 produtos. Também fornecemos informações nutricionais claras e acessíveis em nossas bebidas para ajudar as pessoas a escolherem o que melhor lhes convém e estamos procurando maneiras de fazer pequenas alterações nas receitas de algumas de nossas bebidas para torná-las menos doces, mas mantendo o bom sabor. Acreditamos que todas as bebidas devem ser apreciadas com moderação como parte de um estilo de vida equilibrado".

A Conmebol esteve envolvida em acusações de irregularidades na gestão no passado. Por que a empresa vê que esse momento é propício para estreitar laços?

"A The Coca-Cola Company assumiu o compromisso de conduzir os negócios de maneira ética e confiável. Esperamos que todos os nossos parceiros e membros associados cumpram nosso Código de Conduta Comercial, que explica nossos requisitos para fazer negócios de maneira justa, ética e legal. Além disso, a Conmebol e suas entidades associadas não estão sujeitas a nenhuma sanção".