Topo

'Ninguém se compara a Pelé', diz Lula no encerramento do velório na Vila

Do UOL, em São Paulo

03/01/2023 11h19

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao velório de Pelé na manhã de hoje (3). A autoridade máxima do Brasil deixou um depoimento à Santos TV como forma de homenagear o Rei do Futebol, que morreu na última quinta-feira (29).

Pelé é muito especial, não tem como ficar comparando ele com ninguém, porque ninguém é comparável a ele, se tratando de jogador de futebol e de ser humano".

  • Lula saiu de Brasília, pousou em Congonhas, em São Paulo, e na sequência pegou um helicóptero com destino a Santos.
  • O presidente pousou no estádio da Portuguesa Santista e seguiu de carro até a Vila Belmiro.
  • Lula cumprimentou familiares de Pelé e a viúva do Rei, Márcia Aoki.
  • Na sequência, já com a presença do presidente, uma oração foi feita ao redor do caixão pelos padres Xavier e Toninho, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e do Santuário São Judas Tadeu.
  • Lula ficou cerca de 23 minutos na tenda reservada para familiares, amigos e autoridades e deixou a Vila Belmiro na sequência.
  • Em seguida, Lula fez um discurso especial à Santos TV.

"Quem vai falar do Pelé agora não é o presidente, é um torcedor do Corinthians que foi assistir a muito jogo do Santos contra o Corinthians e viu o Corinthians perder muito para o Santos. Parece que o Pelé tinha uma obsessão em vencer o Corinthians. Mas tinha uma coisa muito importante no Pelé: ele obrigava a gente assistir a um jogo de futebol, porque muitas vezes a gente gosta de futebol e não só gosta de um time, gosta de ver um bom futebol, o espetáculo", disse Lula

O Pelé simboliza tudo aquilo que é ascensão da espécie humana. Tudo o que a gente pode perceber da ascensão do ser humano, a gente vê Pelé. É um jogador que muito jovem ganhou um protagonismo extraordinário e o Pelé nunca ficou mascarado, nunca ficou de nariz empinado, sempre foi um cidadão humilde, sempre conversava de igual para igual com todo mundo. Não se deixava levar pelo brilhantismo, pela glória. Nos maiores momentos de glória, quando encontrava com a rainha da Inglaterra era o mesmo quando encontrava com qualquer um na rua".
Lula.

O presidente do Brasil ainda destacou a importância de manter a história do Pelé viva nas próximas gerações da população.

"Gostaria que a molecada pudesse assistir sobre Pelé, porque ele vai ensinar muito sobre caráter, humildade, dignidade, ensinar as pessoas a serem mais humanistas, fraternas e solidárias. Isso é que o Pelé foi e o mundo deve a ele. Pobre, negro, num país onde o preconceito é muito grande", exaltou.

  • O velório de Pelé foi aberto ao público às 10h de ontem e terminou cerca de 24 horas depois.
  • O sepultamento ocorre no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, e está previsto para 12h.