Topo

3 mil pessoas e varreduras: como foi o esquema de segurança de Lula na Vila

Presidente Lula abraça Edinho durante o velório do Rei Pelé na Vila Belmiro - Divulgação/Ricardo Stuckert
Presidente Lula abraça Edinho durante o velório do Rei Pelé na Vila Belmiro Imagem: Divulgação/Ricardo Stuckert
Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

03/01/2023 16h42

A equipe de Lula comandou um grande esquema de segurança para a ida do presidente ao velório de Pelé nesta terça-feira, na Vila Belmiro.

  • O UOL apurou que o esquema de segurança envolveu cerca de três mil pessoas.
  • Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e segurança privada participaram da operação.
  • A equipe de Lula fez varreduras na Vila Belmiro no domingo, segunda e terça-feira pela manhã. O presidente chegou por volta de 9h desta terça.
  • Lula veio de Brasília por meio de helicóptero e pousou no Estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista, que fica localizado a 500 metros da Vila Belmiro.
  • Do Ulrico Mursa para a Vila Belmiro, Lula veio de carro com escolta e batedores.

Movimentação inédita

As 24 horas de velório de Pelé tiveram alguns momentos de correria, como a chegada de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e a vinda em conjunto dos presidentes Gianni Infantino (Fifa), Alejandro Dominguez (Conmebol), Ednaldo Rodrigues (CBF) e Reinaldo Carneiro Bastos (FPF). Mas nenhum evento teve a dimensão da visita de Lula.

A Rua Princesa Isabel, onde ficam a loja e o museu do Santos, já estava fechada para a entrada de autoridades. Pelo esquema de segurança de Lula, a rua Dom Pedro I também recebeu restrições e a imprensa não teve acesso à zona mista. Os jornalistas ficaram a mais de 20 metros de distância do governante.

Lula entrou pelo Memorial das Conquistas do Santos com apenas três representantes do clube à sua espera. Todos os outros profissionais do setor foram deslocados para respeitar o protocolo da equipe do presidente.

Lula entrou, se despediu de Pelé e participou da oração com a família. Na saída, deu entrevista para a Santos TV e logo foi para o carro. O total não chegou a 40 minutos.