Topo

Revista coloca Zagallo como melhor técnico brasileiro de todos os tempos

Zagallo, técnico da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1998 - Michael Steele - EMPICS/PA Images via Getty Images
Zagallo, técnico da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1998 Imagem: Michael Steele - EMPICS/PA Images via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/01/2023 13h07

A conceituada revista inglesa "FouFourTwo", especializada em futebol, publicou um ranking com os 100 melhores treinadores de todos os tempos. O escocês Alex Ferguson, que treinou o Manchester United entre 1986 e 2013, conquistando 38 títulos no clube inglês, ficou na primeira posição. Zagallo foi o brasileiro mais bem colocado, na 27ª posição.

Nas cinco primeiras posições, a revista escolheu apenas treinadores europeus. Além de Ferguson, os holandeses Rinus Michels e Johan Cruyff, em segundo e terceiro, o escocês Bill Shankly, em quarto, e o espanhol Pep Guardiola, em quinto, ocupam os primeiros postos.

O primeiro sul-americano na lista é um argentino: Helenio Herrera. Nascido em Buenos Aires, o treinador fez carreira como jogador e treinador na Europa, e ganhou destaque por seus trabalhos no Atlético de Madri, no Barcelona e, principalmente, na Inter de Milão entre os anos 1950 e 1960. Ele foi apontado pela revista como o oitavo melhor técnico de futebol de todos os tempos.

Além de Zagallo, outros três brasileiros foram citados na lista. Luiz Felipe Scolari, campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, ficou em 39º.

Telê Santana, que comandou a seleção brasileira em 1982 e 1986 e foi bicampeão mundial de clubes com o São Paulo em 1992 e 1993, ficou com a 44ª posição. Carlos Alberto Parreira, campeão do mundo com a seleção brasileira em 1994, ficou em 55º.

'Maior time de todos os tempos'

O grande feito de Zagallo, de acordo com a "FourFourTwo", foi comandar o "melhor time de todos os tempos" - a seleção brasileira de 1970, que foi tricampeã do mundo.

Nos anos 1990, Zagallo voltou à seleção. Primeiro, em 1994, como coordenador técnico, voltou a ser campeão do mundo. Depois, novamente como treinador, conquistou a Copa das Confederações e a Copa América em 1997, e foi vice-campeão do mundo em 1998, na França.

"Duas vezes campeão mundial como jogador, Zagallo também treinou o maior time de todos os tempos, quando o Brasil conquistou sua terceira Copa do Mundo, em 1970. Mas fazer isso não foi fácil; a seleção havia sido eliminada na primeira fase do Mundial de 1966 e 'as cicatrizes ainda estavam lá', como disse Pelé", define a publicação.

"Zagallo conseguiu encaixar nomes como Jairzinho, Rivellino, Tostão e Gerson, passando por cima de Peru, Uruguai e Itália, com o Brasil marcando 19 vezes no caminho rumo ao título no Estádio Asteca", completa a revista.

Top-10 e brasileiros:

  1. Alex Ferguson (ESC)
  2. Rinus Michels (HOL)
  3. Johan Cruyff (HOL)
  4. Bill Shankly (ESC)
  5. Pep Guardiola (ESP)
  6. Arrigo Sacchi (ITA)
  7. Matt Busby (ESC)
  8. Helenio Herrera (ARG)
  9. Ernst Happel (AUT)
  10. Valeriy Lobanovskyi (UCR)
  • 27 - Zagallo
  • 39 - Luiz Felipe Scolari
  • 44 - Telê Santana
  • 55 - Carlos Alberto Parreira