Topo

Saída de Rodinei do Flamengo abre espaço para lateral do Uruguai

Guillermo Varela, lateral do Flamengo, durante partida entre Uruguai e Portugal pela Copa do Mundo do Qatar - Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Guillermo Varela, lateral do Flamengo, durante partida entre Uruguai e Portugal pela Copa do Mundo do Qatar Imagem: Matthew Ashton - AMA/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

A saída de Rodinei já é iminente, bastando apenas ele sacramentar seu futuro tão logo volte das férias. De malas prontas para o Olympiacos, da Grácia, o atleta vai abrir espaço para que pouco atuou no ano mágico de 2022, e que curiosamente está na Copa do Mundo do Qatar: o uruguaio Varela.

Contratado no fim de julho, o lateral direito ficou, praticamente, vivendo um período de adaptação neste primeiro semestre no Rubro-Negro. Foram apenas quatro partidas, sendo somente uma como titular. Para piorar, sofreu com uma lesão na coxa esquerda que o deixou de fora de alguns compromissos. E quando esteve à disposição, o então técnico Dorival Júnior optou, na maioria das vezes, pelo jovem Matheuzinho quando não contou com Rodinei. Apesar disso, o uruguaio lamentou a saída do treinador.

"A notícia nos pegou de surpresa, mas não sei o que aconteceu internamente. Fiquei triste [pela saída de Dorival]", disse Varela, ao UOL Esporte, na zona mista após a derrota para Portugal, na Copa do Mundo.

Por ironia do destino, dos quatro jogadores do Flamengo que disputam a Copa, Varela é o que possui mais tempo em campo. Ele atuou os 90 minutos na derrota para Portugal por 2 a 0, e entrou aos 43 minutos do segundo tempo no empate em 0 a 0 com a Coréia do Sul. Já seu compatriota Arrascaeta, ídolo rubro-negro, não participou do jogo contra os coreanos por opção técnica e entrou aos 12 minutos da etapa final diante dos portugueses.

Já os brasileiros Pedro e Everton Ribeiro ainda não tiveram a oportunidade de entrar em campo na Copa do Mundo por opção do técnico Tite nas duas vitórias da seleção até aqui, no 2 a 0 sobre a Sérvia e no 1 a 0 diante da Suíça.

Varela terá de mostrar serviço para continuar

Guillermo Varela, lateral do Flamengo, durante partida contra o Ceará pelo Brasileirão. - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Varela atuou somente em quatro partidas pelo Flamengo em 2022
Imagem: Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF

Embora um grande concorrente esteja próximo de sair, Varela terá que mostrar serviço para continuar por mais tempo no Flamengo. Isso porque seu contrato com o Rubro-Negro vai somente até 31 de maio de 2023.

Para se transferir para o Fla, o uruguaio se utilizou do mecanismo da Fifa de suspensão de contrato com o Dínamo de Moscou, em função da guerra com a Ucrânia. A atitude, aliás, não foi bem digerida pelos russos.

Seu outro concorrente no Rubro-Negro, Matheuzinho, participou de mais partidas em 2022, mas possui sondagens de outros clubes e não está descartada uma negociação.

Participação de Varela na Copa agita as redes

Pouco visto ainda no futebol brasileiro, Varela movimentou as redes em suas duas participações até aqui na Copa do Mundo, principalmente diante de Portugal, quando foi titular do Uruguai e atuou os 90 minutos. A grande maioria dos internautas avaliou como boa sua participação, em especial os rubro-negros.