Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Neymar, Messi e Mbappé brilham, e PSG massacra Haifa por 7 a 2 na Champions

Messi, Neymar e Mbappé comandam vitória do PSG na Champions - Geoffroy VAN DER HASSELT / AFP
Messi, Neymar e Mbappé comandam vitória do PSG na Champions Imagem: Geoffroy VAN DER HASSELT / AFP

Do UOL, em São Paulo

25/10/2022 17h51

Quando Messi, Neymar e Mbappé estão inspirados, a chance de o Paris Saint-Germain vencer um jogo aumenta bastante. Foi o que aconteceu hoje (25), na quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O trio MNM brilhou, empilhou golaços e comandou a vitória por 7 a 2 contra o Maccabi Haifa, de Israel.

Messi abriu o placar com um chute 'nojento' de três dedos. Em seguida, foi a vez de Mbappé bater no ângulo e ampliar. Neymar, curiosamente, anotou o seu mandando no mesmo canto dos companheiros. O primeiro tempo ainda teve um gol dos israelenses, anotado por Seck, e uma tabela do argentino e do francês que garantiu mais um bonito tento do canhoto, fechando a primeira etapa em 4 a 1.

Na etapa final, o lateral Seck voltou a castigar o PSG na bola aérea, diminuindo o marcador. Mas a noite era mesmo do trio: Mbappé fez mais um golaço e Neymar contou com ajudinha de Goldberg, que fez contra após jogada do brasileiro. Soler fechou o marcador, após receber passe de Messi.

Com a vitória, o PSG se garantiu no mata-mata da Champions. A disputa agora é pela liderança da chave H, já que os franceses têm os mesmos 11 pontos do Benfica —no momento, o Paris tem quatro gols a mais de saldo.

O PSG tem mais um compromisso pela fase de grupos: visitará a Juventus no dia 2 de novembro, às 16h (de Brasília). Já o Maccabi Haifa recebe o Benfica no mesmo dia e horário.

Trio MNM brilha

O trio de ataque do PSG foi o destaque do confronto desta terça-feira. Os craques participaram dos sete gols da equipe francesa e desfilaram todo o talento que possuem com chutes de efeito, dribles, tabelas, assistências e movimentações que atormentaram a defesa israelense.

Lateral do Haifa sofre, mas saldo é positivo

Os três primeiros gols do PSG saíram pelo lado direito da defesa adversária. Messi e Mbappé fizeram gols parecidos e Neymar usou o mesmo caminho para deixar o seu. Poderia ser uma noite desastrosa para o dono do setor, o lateral Seck. O jogador do Maccabi Haifa, no entanto, foi à frente e mostrou faro de artilheiro para balançar a rede duas vezes, com duas cabeçadas.

Desafetos? Neymar defende Mbappé e leva cartão

Messi comemora seu gol pelo PSG contra o Maccabi Haifa ao lado de Neymar, Mbappé e Renato Sanches - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Neymar e Mbappé mostraram entrosamento em campo
Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

As notícias na imprensa europeia apontam para um rompimento na amizade entre Neymar e Mbappé desde que o francês decidiu seguir em Paris. O camisa 7 teria ganhado superpoderes e reprovado atitudes do camisa 10 brasileiro. Na tarde de hoje, porém, o que se viu foi outra coisa.

A dupla se procurou em campo e comemorou gols lado a lado. O camisa 10 da seleção brasileira até levou um amarelo após o companheiro receber uma falta. Neymar se irritou com uma entrada forte de Seck no tornozelo de Mbappé, discutiu com o jogador adversário e reclamou para a arbitragem. De tanto cobrar o árbitro, levou o cartão. Como estava pendurado, não enfrenta a Juventus.

Ataque resolve, mas PSG sofre pelo alto

O Paris Saint-Germain começou em cima do Maccabi Haifa. Com pouco mais de meia hora de jogo já tinha 3 a 0 no placar, com direito a golaços do trio de ataque. A equipe francesa teve uma atuação impecável na frente, com criatividade ofensiva e bom repertório, mas liga o alerta para dois gols evitáveis pelo alto, em jogadas de bola parada do adversário.

Maccabi Haifa dá espaços e leva goleada

As chances de conseguir um resultado positivo em Paris eram mínimas, mas o Maccabi Haifa fez tudo que não podia para evitar o pior. Em diversos momentos, o 'patinho feio' do Grupo H se lançou ao ataque, ficou exposto atrás e sofreu com o 'arsenal' de craques do PSG.

Arbitragem

Diante da diferença técnica entre os times, o árbitro Felix Zwayer não teve muito protagonismo na partida desta terça. A principal participação acabou sendo na advertência a Neymar, que virou desfalque para a sexta rodada da Champions.

O que decidiu a partida

Inspirado, o trio de ataque do PSG decidiu a partida. Com golaços nos dois tempos e participação direta na goleada, Messi, Neymar e Mbappé foram os responsáveis pelo triunfo.

Ficha técnica

PSG 7 X 2 MACCABI HAIFA

Competição: Liga dos Campeões, quinta rodada
Local: Parque dos Príncipes, em Paris (França)
Data e horário: 25 de outubro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Felix Zwayer
Assistentes: Stefan Lupp e Marco Achmuller
Cartões amarelos: Neymar, Sergio Ramos (PSG); Seck, Chery, Atzili, Lavi (Maccabi Haifa)
Gols: Lionel Messi, 18' e 44' 1ºT, Mbappé, 31' 1ºT e 18' 2ºT, Neymar, 34' 1ºT, Seck, aos 37' 1ºT e 5' 2ºT, Goldberg (contra), 21' 2ºT, e Soler, 39' 2ºT
PSG: Donnarumma; Hakimi, Sergio Ramos, Marquinhos (Kimpembe), Bernat; Vitinha (Zaire-Emery), Fabián Ruiz (Sarabia), Renato Sanches (Soler); Messi, Neymar e Mbappé (Ekitiké). Técnico: Christophe Galtier.
MACCABI HAIFA: Cohen; Seck, Batubinsika, Goldberg, Cornud (Menahem); Mohamed (Rukavytsya), Lavi, Abu Fani (Meir); Atzili (David); Chery e Pierrot (Arad).
Técnico: Barak Bakhar.