Topo

Palmeiras

Aposta de Abel, Dudu aumenta tempo em campo pelo Palmeiras nas 'decisões'

Dudu, do Palmeiras, comemora gol em partida contra o Fluminense no Allianz Parque pelo Brasileirão 2022 -  Marcello Zambrana/AGIF
Dudu, do Palmeiras, comemora gol em partida contra o Fluminense no Allianz Parque pelo Brasileirão 2022 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

15/09/2022 04h00

Jogador que mais vezes entrou em campo pelo Palmeiras na temporada — 53 partidas —, Dudu passou recentemente também a permanecer atuando por mais minutos. Há até bem pouco tempo, era comum vê-lo sendo sacado por volta dos 30 do 2º tempo dos jogos. Mas, nas recentes partidas decisivas do Palmeiras, o camisa 7 permaneceu em campo praticamente até o apito final. E isso tem menos a ver com Dudu do que se imagina.

O UOL Esporte apurou que não houve nenhum trabalho específico para alongar o tempo de Dudu em campo. E que tampouco os índices dele mostraram algum tipo de melhora que tenha passado a permitir isso. O maior tempo de Dudu no gramado é fruto de uma mudança de pensamento de Abel Ferreira, que decidiu apostar mais fichas no seu jogador mais experiente, nas retas finais dos jogos.

Dudu é visto no Palmeiras como modelo de atleta. Um jogador que se dedica bastante, cumpre as orientações pré-treino, treina sempre com intensidade, não tem histórico de lesões musculares e tem uma boa recuperação pós-jogo. Ele tem cuidado extremo com alimentação e tem também uma academia em casa. De modo que não haveria com ele uma necessidade constante de substituição.

As saídas de Dudu eram apenas Abel e seu feeling preservando um de seus atletas mais importantes e refrescando o ataque, como ele costuma dizer. O treinador explica que pontas se desgastam demais, e que ele troca os jogadores quando percebe alguma queda de intensidade.

Com 4555 minutos, Dudu é o terceiro jogador com mais tempo em campo na temporada. Perde apenas para Weverton (5140) e Gustavo Gómez (4931). E, a julgar pelo que tem acontecido recentemente, a tendência é que os números de Dudu cresçam.

Mudança acentuada desde fim de julho

Dos 26 jogos do Palmeiras no Brasileiro, Dudu terminou a partida em campo, ou saiu nos minutos finais, com o jogo já resolvido, em apenas oito. Dos quais três aconteceram nos últimos 45 dias: Ceará, em Fortaleza, em 30/7; Flamengo, em casa, em 21/8; e Juventude, também no Allianz, no último sábado.

du - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Abel Ferreira conversa com Dudu, do Palmeiras, contra o Dep. Táchira, pela Libertadores
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colocando a Libertadores na conta, a soma de jogos terminados por Dudu em campo ou nos minutos derradeiros, no mesmo período, vai a sete de um universo de 11. Dudu jogou até o fim dos dois jogos contra Atlético-MG, pelas quartas, e Athletico-PR, pela semifinal do torneio continental.

(Na volta contra o Atlético, ele saiu nos minutos finais e não participou da disputa por pênaltis).

Contra o Galo, a aposta em Dudu rendeu a assistência para Danilo empatar o jogo por 2 a 2, aos 47 minutos do 2º tempo, e trazer o confronto aberto para o Allianz Parque. Contra o Athletico-PR, o camisa 7 criou chance clara para Mayke já nos acréscimos, em lance parado pela arbitragem sem muita explicação.

Jogador chegou a ironizar o tema

Em maio, Dudu chegou a ironizar o tema das substituições constantes. O presidente de honra da Mancha Verde, Paulo Serdan, fez questionamento a Abel pela saída do atleta aos 15 minutos do 2º tempo do clássico com o Santos, na Vila Belmiro, vencido pelo Palmeiras por 1 a 0, em uma postagem no Instagram.

"Minha saída é normal, só posso jogar 60 minutos por jogo agora", postou na época Dudu, com um emoji dando risada ao lado.

A resposta de Dudu deu burburinho instantâneo. E o jogador correu para seu perfil no Instagram para colocar fim em qualquer polêmica.

"Gente, vamos parar com isso! Não tem polêmica nenhuma. Só falei que, hoje, joguei 60 minutos. Não tem nada de mais. Meio de semana, joguei 90 minutos, normal também. A vitória é sempre o mais importante e hoje, mais uma vez, ela veio. O time todo está de parabéns. Tenham certeza que, se eu tivesse que falar alguma coisa, não iria na internet, seria direto ao treinador, sempre com muito respeito à sua liderança e ao trabalho dos meus companheiros", escreveu na época.

Palmeiras