Topo

Série B - 2022

Com Renato por telefone, Grêmio vence o Vila Nova-GO e espanta crise

Biel se emocionou ao marcar para o Grêmio na partida contra o Vila Nova, válida pela Série B - Maxi Franzoi/AGIF
Biel se emocionou ao marcar para o Grêmio na partida contra o Vila Nova, válida pela Série B Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/09/2022 23h28

O Grêmio voltou a vencer. Hoje (2), o Tricolor fez 2 a 1 no Vila Nova-GO, na Arena, pela 28ª rodada da Série B. O jogo não foi a estreia de Renato Gaúcho no reservado, mas o treinador comandou o time à distância e até orientou a entrada de Thaciano, que marcou um dos gols. O outro foi de Biel. Matheuzinho marcou para o Vila.

Com 47 pontos, o time gaúcho encerra uma sequência de quatro partidas sem vencer e pula para terceiro. A manutenção da posição dependerá do resultado do Vasco, que pega o Brusque, amanhã. O Vila Nova-GO soma 28 pontos e está em 17º.

O próximo compromisso do Grêmio será no dia 11 (domingo), contra o Vasco. O jogo vai marcar a estreia, de fato, de Renato Gaúcho. Já o Vila Nova-GO entra em campo na terça-feira (6) para encarar o Guarani.

Foi bem: Thaciano entra e marca

A entrada de Thaciano partiu de uma orientação de Renato Gaúcho. Por telefone, ele pediu a troca aos auxiliares, que informaram o interino César Lopes. Com poucos minutos em campo, ele fez um belo gol de cabeça.

Foi mal: Edilson dá espaço

A exemplo do que houve no jogo passado, Edilson foi o lado frágil da defesa do Grêmio. Pelo lado dele é que o Vila Nova-GO criou algumas chances no primeiro tempo.

Renato comanda time à distância

Renato Gaúcho, anunciado ontem (1º), não esteve na Arena. Sua chegada a Porto Alegre está prevista para segunda-feira e a estreia será contra o Vasco, no dia 11. Mas o técnico comandou o time à distância. Depois de uma videoconferência com César Lopes, técnico interino, pela manhã, ele manteve contato por telefone com auxiliares e analistas do Grêmio durante a partida passando orientações enquanto acompanhava a partida do Rio de Janeiro, pela televisão. Partiu dele, inclusive, a orientação para entrada de Thaciano, que marcou o segundo gol.

O jogo do Grêmio: Gol cedo e outro ritmo

O Grêmio precisou apenas de dois minutos para abrir o placar. Pressionando desde o instante inicial, o time gaúcho contou com uma falha da defesa rival para marcar com Biel. Depois disso, a supremacia seguiu. Houve bola na trave e mais algumas chances. Ainda assim, não foi o melhor rendimento. Sobraram erros de passe e construções apressadas. Perdendo muitas posses de bola, o time local se sustentou apostando em contra-ataques depois de pular na frente. E assim chegou ao segundo gol, numa arrancada em velocidade com conclusão de Thaciano após cruzamento.

O jogo do Vila Nova-GO: Falhas na zaga

O Vila Nova sofreu um gol cedo numa falha da defesa. E não foi a única. O time de Allan Aal repetiu tentativas de sair jogando com erros de passe que proporcionaram chances ao Grêmio. Além disso, quando conseguiu atacar, deixou espaços às costas da zaga, sempre explorados em velocidade pelo time gaúcho. Suas investidas ofensivas se limitaram a boas ações em lances de bola parada. No segundo tempo, quando tinha dois atrás, a equipe passou a pressionar e descontou.

Bolsonaro na Arena

Jair Bolsonaro (PL) marcou presença nos camarotes em Grêmio x Vila Nova, jogo da Série B - Maxi Franzoi/AGIF - Maxi Franzoi/AGIF
Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, esteve num camarote da Arena do Grêmio. Amigo de Renato Gaúcho, ele disse, durante participação na Expointer, à tarde, que iria 'representar o treinador' no estádio. A reação dos presentes foi diversa. Houve vaia e também gritos de 'mito'.

Vila Nova-GO faz nota de repúdio

Após o fim do jogo, o Vila Nova-GO fez uma nota de repúdio contra a arbitragem. O time goiano se sente prejudicado pelo lance do segundo gol gremista. Nele, uma disputa de bola na área gremista acaba com um jogador do Vila caído, o lance segue e sai o gol de Thaciano. O árbitro da partida foi chamado ao VAR para rever o lance numa possível marcação de pênalti, que anularia o gol gremista. Mas o juiz preferiu confirmar o gol e não marcar a penalidade.

"Por repetidas vezes, com árbitros de campo e de vídeo, o Vila Nova F.C. foi prejudicado de forma substancial, sendo o último episódio diante do Grêmio, pela 28ª rodada, quando o atacante Kaio Nunes sofreu pênalti, a falta não foi marcada e na sequência do lance a equipe gaúcha marcou gol. Ao que o VAR chamou o árbitro Sávio Pereira para averiguar a penalidade, este fingiu que nada ocorreu e validou o gol do Grêmio", diz trecho da nota do clube goiano.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 2 X 1 VILA NOVA-GO
Competição: Série B do Brasileiro - 28ª rodada
Data e hora: 02/09/2022 (sexta-feira), às 21h30
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade e Lehi Sousa Silva (ambos do DF)
VAR: Wagner Reway (PB)
Gols: Biel (GRE), aos 2 minutos do primeiro tempo; Thaciano (GRE), aos 17 minutos, e Matheuzinho (VIL), aos 33 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO: Brenno; Edilson (Rodrigo Ferreira), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Bitello (Thiago Santos), Campaz (Luca Leiva) e Villasanti; Biel (Thaciano), Guilherme e Diego Souza (Elkeson). Técnico: César Lopes.

VILA NOVA: Tony; Alex Silva, Alisson Cassiano, Rafael Donato e Willian Formiga (Railan); Sousa (Romário), Jean Martim (Matheuzinho) e Arthur Rezende; Dentinho, Daniel Amorim (Rubens) e Kaio Nunes (Hugo Cabral). Técnico: Allan Aal.