Topo

'Levou uns tapas': brasileiro conta como Suárez foi recebido no Nacional

Suárez não escapou de trote em 1º treino no retorno ao Nacional; veja relato de brasileiro - Divulgação/Nacional
Suárez não escapou de trote em 1º treino no retorno ao Nacional; veja relato de brasileiro Imagem: Divulgação/Nacional

Do UOL, em São Paulo

02/08/2022 04h00

Uma Liga dos Campeões, uma Copa América e cinco Campeonatos Espanhóis. Nenhum desses títulos foi suficiente para evitar que Luis Suárez tivesse privilégio em sua volta ao Nacional-URU, clube que o revelou para o futebol. Depois de seu primeiro treino com os novos companheiros, o "Pistoleiro" não conseguiu escapar do tradicional trote. Foi tapa que não acabava mais.

"Sempre que chega um jogador novo tem a passarela. Forma um corredor, tem que passar, levou uns tapas. Normal. Ele passou por isso hoje. E no jantar todo jogador que chega tem que cantar. Sobe na cadeira, se apresentar e cantar. Ele é o Suárez, mas vai ter que passar por isso também", brincou Leo Coelho, único brasileiro no elenco atual do clube uruguaio, ao UOL Esporte.

Antes dos tapas, Suárez foi recepcionado com casa cheia no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu. O antigo atacante de Barcelona e Atlético de Madri está concentrado com o elenco uruguaio e pode ser reforço para o jogo de hoje (2), contra o Atlético-GO, às 19h15 (de Brasília), pelas quartas de final da Sul-Americana.

"Foi um sonho para o time, para o país, para cada jogador. É uma estrela, um jogador referência para qualquer um, classe A. Foi maravilhoso ontem [domingo, na apresentação], eu estava no evento de boas-vindas. Foi emocionante vê-lo, ver a família dele, o sentimento que ele tem pelo time", afirmou Leo Coelho, que garantiu que o atacante está à vontade.

"Eu senti ele em casa, tem muitos companheiros que ele já conhecia, que defendem a seleção. Nosso próprio goleiro [Sergio Rochet], que é o capitão [do Nacional]. Isso é bom para quebrar o gelo, vai dar confiança pra gente e pra ele. Acho que a gente precisa até um pouco mais. Foi legal estar com ele e ver que ele se sente bem no Nacional", disse.

Suárez participou do primeiro treino com os novos companheiros ontem. Como a equipe havia jogado no fim de semana, a atividade contou apenas com um rachão. Por sorte, o brasileiro ficou no mesmo time e não precisou marcar o astro.

Após a atividade, os jogadores do Nacional foram para a concentração. Suárez acompanhou o grupo e recebeu uma visita ilustre do amigo Sergio Agüero no hotel. O brasileiro aproveitou e tirou uma foto com o argentino. "Foi o primeiro treinamento com ele, na apresentação, era muita gente, muita coisa, então hoje [segunda] foi o primeiro contato. Cheguei agora para concentrar, o Agüero estava aqui embaixo, até tirei uma foto com ele. Então são sonhos, coisas que vêm para somar."

Zagueiro vê Nacional e futebol local mais fortes

Leo Coelho, zagueiro brasileiro do Nacional - Divulgação/Nacional - Divulgação/Nacional
Leo Coelho, zagueiro do Nacional, após título do Torneio Intermedio
Imagem: Divulgação/Nacional

Titular no time uruguaio, o zagueiro Leo Coelho está emprestado ao Nacional até o fim do ano. Ele pertence ao San Luis, do México, mas disse já ter aberto negociações para seguir no Uruguai.

Com passagens por Penalopense, Paraná, Rio Claro, Santos B, Portuguesa e Comercial no Brasil, ele conta que recebeu uma oportunidade no Uruguai antes de ser vendido para o México e, por isso, tem um carinho pelo país.

Hoje ele está adaptado ao idioma e à cultura e acredita que o futebol local irá crescer com a chegada de Suárez. Ainda que seja por um contrato de apenas cinco meses.

"A gente vem num momento bom, sinto nosso time bem. Sem ele, tínhamos força para brigar. Aí chega um jogador como ele, com a experiência, nome dele, soma demais. Sem entrar em campo, ele já causa preocupação para o adversário, nervosismo. Só a presença dele causa algo diferente. É uma inspiração a mais para gente, e pros adversários nem precisa falar", afirmou.

"Ele é um jogador estrela, mundialmente todo mundo quer ver. Nas boas-vindas [domingo], tinham jornalistas do mundo todo. Por mais que seja pouco tempo, ele tem tudo para potencializar o futebol uruguaio, a visibilidade, o nível. Em todos os sentidos ele veio para dar um 'plus' para o futebol local."

Suárez estreia hoje? Brasileiro despista

Luis Suárez foi apresentado no domingo. Participou do rachão na segunda, foi a alguns compromissos após o treino e se dirigiu ao hotel onde a delegação se prepara para o duelo contra o Atlético-GO. E aí, ele vai jogar?

Leo Coelho despistou, mas o cenário é perfeito para a estreia do "Pistolero": o jogo é mata-mata, na casa do Nacional, os ingressos estão esgotados e o atacante está com vontade.

"Não sei ainda se vai jogar, nem posso falar também se vai jogar, se não vai. Mas, por toda a trajetória, com a fama de brigador... ele não veio aqui a passeio. Se precisar, ele vai entrar, vai lutar. Ele veio para ser campeão."