Topo

Thaciano desfalca Grêmio depois de adiar vacina contra covid-19

Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/07/2022 16h35

Thaciano está regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, mas vai demorar mais um pouco para voltar a jogar pelo Grêmio. Hoje (22), o clube gaúcho informou que o meia-atacante não tomou a vacina contra covid-19 durante a passagem pela Turquia e iniciou o ciclo vacinal na volta ao Brasil. A segunda dose, aplicada recentemente, ainda não completou o prazo exigido pelo protocolo sanitário da CBF.

O clube gaúcho chegou a entrar com um recurso na comissão médica da CBF, para obter liberação de Thaciano mediante resultado de teste RT-PCR, mas o pedido foi indeferido.

A previsão gremista é que Thaciano fique fora dos jogos contra Ponte Preta e Chapecoense, na abertura do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro.

Thaciano atuou pelo Altay Spor até maio e na Turquia a vacinação não é item obrigatório para disputa de jogos oficiais.

Na volta ao Brasil, o meia recebeu a primeira dose do imunizante que o obrigou a esperar 21 dias para receber a segunda dosagem. A nova aplicação ocorreu na sexta-feira, 15 de julho.

Segundo normativa da CBF, o certificado de vacinação plena será aplicada após 14 dias da data da aplicação da segunda dose, em vacinas de duas doses.

Aos 27 anos, Thaciano está no Grêmio desde 2017. Em 2021, ele foi emprestado ao Bahia e depois cedido ao Altay Spor, da Turquia. Com contrato até o final de 2023, voltou a Porto Alegre para reforçar o elenco de Roger Machado na Série B.

Confira a nota oficial do Grêmio

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que o meio-campista Thaciano não está elegível para as duas próximas rodadas, contra Ponte Preta e Chapecoense, pelas razões que seguem:

Por estar jogando na Turquia, Thaciano não tinha obrigatoriedade de se vacinar, de acordo com as regras do país. Entretanto, ainda sem ter seu retorno ao Grêmio e a Porto Alegre definido, o Departamento Médico buscou informações sobre a vacinação do atleta contra a Covid-19 e orientou que fizesse a primeira dose da vacina.

Seguindo os protocolos brasileiros do calendário de vacinação contra a Covid e de distribuição de vacinas pelo SUS, Thaciano recebeu um imunizante que o obrigou a aguardar 21 dias para receber a segunda dose - aplicada na última sexta-feira, 15 de julho.

Porém, de acordo com a Edição Normativa 2 do "Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro", publicada em janeiro de 2022, ítem 3, "a validação do certificado de vacinação plena será aplicada após o período de 14 dias da data da aplicação da segunda dose, nas vacinas de duas doses". Assim sendo, ainda que conste legalmente no BID, o atleta só estará elegível para inscrição em súmula a partir do dia 28 de julho de 2022.