Topo

Série B - 2022

Guarani faz bom jogo e vence o Cruzeiro, que segue na liderança da Série B

Daniel Júnior, do Cruzeiro, é marcado por jogadores do Guarani, durante jogo da Série B do Brasileiro - Mauro Horita/Cruzeiro
Daniel Júnior, do Cruzeiro, é marcado por jogadores do Guarani, durante jogo da Série B do Brasileiro Imagem: Mauro Horita/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

09/07/2022 13h03

Líder isolado da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro não teve uma grande jornada em Campinas. A Raposa não mostrou o futebol de rodadas anteriores e foi superada pelo Guarani, que venceu por 1 a 0, com gol de Mateus Ludke, em jogo disputado no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Foi apenas a 3ª derrota cruzeirense em 17 rodadas, que mantém boa vantagem para os adversários, mas verá essa diferença de pontos diminuir.

Se o Cruzeiro segue em situação confortável na Série B, a vitória deu um alento ao Guarani. A equipe de Campinas não deixou a zona do rebaixamento, mas a boa atuação diante do líder renovam a confiança para a sequência da competição.

Quem foi bem: Giovanni Augusto

Enquanto teve perna, o experiente meia do Guarani ditou o ritmo do jogo. As principais jogadas ofensivas do Bugre passavam pelo camisa 10, que alternou entre o lado esquerda e o meio do campo. Foi de Giovanni Augusto o belo passe para o gol de Mateus Ludke, num lance de muita visão e qualidade técnica.

Quem foi mal: Daniel Júnior

O jovem meia do Cruzeiro pouco conseguiu ajudar os companheiros. Numa partida em que a Raposa levou o gol cedo demais, Daniel teve pouco espaço para jogar na faixa central do jogo. Foi uma atuação bastante discreta, tanto que deixou o jogo aos 16 minutos do segundo tempo.

O jogo do Cruzeiro: atuação abaixo

A principal característica do Cruzeiro nesta Série B é a intensidade do que time, seja no jogos em Belo Horizonte ou como visitante. Mas diante do Guarani a Raposa não conseguiu marcar com a pressão de sempre, com também não conseguiu impor seu jogo ofensivo. Talvez seja pelo horário da partida, que começou às 11h, ou até mesmo o foco no jogo seguinte, com o Fluminense, mas o Cruzeiro teve uma atuação abaixo do que apresentou até o momento na temporada.

Lotação máxima

Torcida do Cruzeiro compareceu em bom número no estádio Brinco de Ouro da Princesa - Mauro Horita/Cruzeiro - Mauro Horita/Cruzeiro
Torcida do Cruzeiro compareceu em bom número no estádio Brinco de Ouro da Princesa
Imagem: Mauro Horita/Cruzeiro

A torcida do Cruzeiro compareceu em ótimo número no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Foram disponibilizados 1,4 mil ingressos para os cruzeirenses, que compraram todas as entradas de forma antecipada.

Pezzolano muda o esquema

A formação com três zagueiros tem funcionado muito bem nesta Série B, mas pelas circunstâncias da partida, o técnico Paulo Pezzoloano mudou a maneira de jogar durante a segunda etapa. Zé Ivaldo deu lugar a Geovane Jesus, que passou a jogar como lateral-direito, dando mais libertado para Leo Pais.

Foi gol ou não?

Aos 36 minutos do segundo tempo aconteceu o lance mais polêmico da partida. O goleiro Rafael Cabral fez uma defesa após tentativa de Lucão do Break, em cima da linha ou já dentro do gol. O fato é que os jogadores do Guarani chegaram a comemorar o gol, que não foi marcado pela arbitragem de campo. Na checagem do VAR, que durou pouco mais de dois minutos, não tinha uma imagem conclusiva para validar o gol. Então prevaleceu a marcação de campo e o jogo seguiu 1 a 0 para o time da casa.

Esquentou

Os minutos finais da partida foram de bastante confusão. Em pelo menos três momentos os jogadores do Cruzeiro e do Guarani trocaram empurrões. Por causa das paradas e da análise de um possível gol pelo VAR, o jogo foi até os 56 minutos do segundo tempo.

Parou no travessão

Numa manhã que faltou futebol, o Cruzeiro tentou o gol do empate na base do abafa. E quase deu certo, mas a cabeçada de Vitor Leque bateu no travessão.

Vantagem vai cair

A diferença de pontos do Cruzeiro sobre os concorrentes será encurtada nesta rodada. Seja para o vice-líder ou para o 5º colocado, já que Criciúma e Vasco se enfrentam em Santa Catarina. O jogo é neste sábado, às 16h30.

Fluminense na terça

Agora o Cruzeiro dá uma pausa na Série B, para focar na Copa do Brasil. O próximo desafio da Raposa é diante do Fluminense, na terça-feira (12), no Mineirão. Como perdeu por 2 a 1 na partida de ida, o time estrelado precisa vencer por dois gols de diferença para avançar de fase. A vitória por um gol de vantagem levará a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.

FICHA TÉCNICA

GUARANI 1 X 0 CRUZEIRO

Motivo: 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data e horário: 9 de julho de 2022, às 11h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA/RJ)
Cartões amarelos: Lucão do Break (GUA)
Gols: Mateus Ludke aos 12 do primeiro tempo

Guarani: Kozlinski, Mateus Ludke, João Victor, Derlan e Lucas Ramon; Leandro Vilela, Silas (Índio, aos 32' do 2º) e Eduardo Person (Madson, aos 16' do 2º); Giovanni Augusto (Lucão do Break, aos 26' do 2º), Yago (Lucas Venuto, aos 32' do 2º) e Maxwell (Nicolas Careca, aos 26' d 2º). Técnico: Mozart Santos.

Cruzeiro: Rafael Cabral, Zé Ivaldo (Geovane Jesus, aos 16' do 2º), Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Leo Pais, Willian Oliveira (Filipe Machado, aos 21' do 2º), Neto Moura e Rafael Santos; Daniel Júnior (Adriano, aos 16' do 2º), Breno (Vitor Leque, aos 35' do 2º) e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.