Topo

Corinthians

Corinthians: Yuri Alberto tem dobro da média de gols dos últimos camisas 9

Yuri Alberto já treina com bola no Corinthians, mas não pode jogar até ser inscrito na CBF - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Yuri Alberto já treina com bola no Corinthians, mas não pode jogar até ser inscrito na CBF Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

08/07/2022 04h00

Yuri Alberta chega ao Corinthians com uma missão muito clara: fazer gols. O time tem sofrido com a baixa produtividade de seus atacantes, e a média de gols do reforço é o dobro das médias dos últimos camisas 9 do Alvinegro. Ele tem apresentação oficial marcada para a noite de hoje (8), a partir das 19 horas (de Brasília), com presença da torcida na Neo Química Arena.

O atacante foi contratado por empréstimo junto ao Zenit, da Rússia, e chega com a missão de ser o homem-gol do Corinthians. Ele é o jogador central que Vítor Pereira espera desde que chegou ao clube, ainda em fevereiro, mas não havia recebido. Jô, Júnior Moraes e Róger Guedes foram usados na função.

O reforço corintiano fez 12 gols e foi o goleador do Internacional no Brasileirão do ano passado, por exemplo. Na Rússia, ninguém do Zenit fez mais gols do que ele (seis) entre a sua estreia em fevereiro e o final da temporada europeia, em maio.

Em 2022 ele marcou sete gols nas 16 partidas que disputou —uma pelo Internacional e seis pelo Zenit. Isso vale a média de 0,44 gol por jogo. Em comparação simples, Jô marcou quatro vezes em 19 partidas que fez no Corinthians até rescindir o contrato no mês passado (0,21 gol/jogo); Gustavo Mosquito fez três em 26 (0,12 gol/jogo); Júnior Moraes chegou com prestígio, mas não deslanchou, com um gol em 16 partidas (0,06 gol/jogo). Róger Guedes é o artilheiro do time na temporada com oito gols em 34 jogos (0,24 gol/jogo), mas com o asterisco de nem sempre ser "camisa 9". A necessidade também fez VP usar os jovens Giovane e Felipe Augusto na posição, mas a dupla não tem gol no profissional.

Coletivamente, o Corinthians está há quatro jogos sem fazer um gol sequer, sendo três empates em 0 a 0 e uma goleada sofrida para o Fluminense. O centro do ataque, aliás, sofre ainda mais. O último gol marcado por um jogador do setor saiu há sete partidas, no 1 a 1 com o Atlético-GO, com Guedes.

Ainda que seja a esperança de gols, Yuri Alberto vai ter que esperar para estrear. Ele só pode ser inscrito na CBF a partir da abertura da janela de transferências em 18 de julho. Por isso, não pode entrar em campo contra o Flamengo, às 16 horas deste domingo (10), pelo Brasileirão, e também fica fora contra Santos (quarta, 13, na Copa do Brasil) e Ceará (sábado, 16, Brasileirão). A estreia pode ser contra o Coritiba, no dia 20.

Corinthians