Topo

Palmeiras

Time da virada? Palmeiras precisará quebrar tabu na Copa do Brasil

Beatriz Sardinha

Do UOL, em São Paulo

24/06/2022 13h09

Na última quinta-feira (23), o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil terminou com vitória do São Paulo sobre o Palmeiras. Com isso, o alviverde terá que reverter a vantagem no clássico do dia 14 de julho, às 20h, no Allianz.

A última vez que o Palmeiras saiu em desvantagem dentro de um confronto da Copa do Brasil foi na edição de 2018, na semifinal contra o Cruzeiro. Na ocasião, o Palmeiras perdeu o jogo de ida por 1 a 0. O jogo da volta terminou 1 a 1, com classificação mineira e título cruzeirense.

Em 2016, pelas quartas de final da edição, o Palmeiras saiu atrás do Grêmio pelo placar de 2 a 1, na Arena. O jogo de volta foi, também, um empate por 1 a 1. Naquele ano, o Palmeiras foi novamente eliminado para o campeão da edição. Na época, o time comandado por Renato Gaúcho chegaria ao seu quinto título.

Na edição da Copa do Brasil de 2014, o Atlético-MG venceu os dois confrontos. A partida de ida, disputada no Pacaembu, terminou 1 a 0 para o time de Belo Horizonte. O segundo jogo terminou em 2 a 0 para o Atlético-MG, também campeão da edição daquele ano.

Na última década, a virada de placar mais expressiva do Palmeiras na Copa do Brasil foi justamente em um clássico paulista, na final da edição de 2015, quando o time palestrino reverteu o placar de 1 a 0 imposto pelo Santos, na Vila Belmiro.

O gol da partida de ida foi marcado por Gabigol. No Allianz, Dudu marcou os dois gols do Palmeiras e o placar terminou em 2 a 1, levando a final da edição para os pênaltis. Prass foi o herói do Palmeiras.

A segunda vez que o Palmeiras reverteu o resultado de ida na última década ocorreu na edição de 2014, contra o Sampaio Corrêa. Na ida, o time alviverde foi derrotado pelo placar de 2 a 1, mas venceu com tranquilidade no segundo jogo, pelo placar de 3 a 0.

Desde 2012, o Palmeiras conquistou a Copa do Brasil e três oportunidades (2012, 2015 e 2020), além de chegar em etapas decisivas em outras campanhas.

Elenco do Palmeiras campeão da Copa do Brasil 2020 - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Elenco do Palmeiras celebra o título da Copa do Brasil de 2020
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Caso o Palmeiras reverta a desvantagem contra o São Paulo e conquiste o título da Copa do Brasil, o clube iguala o Grêmio como o segundo maior vencedor da competição, com cinco conquistas. O maior campeão da competição é o Cruzeiro, com seis títulos. Em 2021, o Palmeiras foi eliminado da competição na terceira rodada, após ser derrotado pelo CRB nos pênaltis.

Palmeiras