Topo

Grêmio

Elkeson assume ataque do Grêmio e de olho em justificar fama de artilheiro

Elkeson, do Grêmio, ainda não balançou as redes na Série B do Brasileiro -  Pedro H. Tesch/AGIF
Elkeson, do Grêmio, ainda não balançou as redes na Série B do Brasileiro Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/06/2022 04h00

Elkeson será o substituto de Diego Souza no ataque do Grêmio contra o Sport, hoje (13), às 20h (de Brasília), pela 12ª rodada da Série B. O atacante de 32 anos começará pela primeira vez um jogo como referência ofensiva do time de Roger Machado e mira justificar a fama de artilheiro que o fez ser contratado.

O faro de gols foi razão para o Tricolor apostar no jogador, que atuou por longos anos no futebol chinês, inclusive se naturalizou e jogou pela seleção do país asiático. Os números justificam a expectativa por gols. Na última temporada em que defendeu o Guangzhou foram 11 gols em 13 partidas. Nos melhores anos que viveu na China, chegou a marcar 35 gols em uma temporada.

Mas, no Brasil, ainda não conseguiu encontrar o caminho das redes em competições nacionais. São oito participações com a camisa do Grêmio e apenas um gol, na Recopa Gaúcha, contra o Glória, quando o time utilizado foi totalmente reserva.

Ele só começou um jogo na Série B. Foi contra o Criciúma, quando o time de Porto Alegre empatou em 0 a 0. Na ocasião, não foi referência no setor ofensivo, mas atuou ao lado de Diego Souza.

Ao todo são 232 minutos em campo pela segunda divisão. Ou seja, ele atua em média 33 minutos por jogo, praticamente sempre entrando no segundo tempo na competição.

A busca pelos gols é urgente para o time gaúcho. Com 17 pontos, a equipe está fora do grupo que sobe para a Série A da próxima temporada. Foram somente nove gols marcados até agora.

Diego Souza, artilheiro gremista na temporada, não faz parte do grupo que viajou ao Recife em razão de uma amigdalite. O jogador permaneceu em Porto Alegre sob tratamento.

Grêmio