Topo

Novo 'pior time do mundo' iguala recorde do Íbis com 55 jogos sem vencer

Atlético Mogi iguala sequência sem vitórias que tornou Íbis "o pior time do mundo" nos Anos 1980 - Divulgação/ @clubeatleticomogi
Atlético Mogi iguala sequência sem vitórias que tornou Íbis 'o pior time do mundo' nos Anos 1980 Imagem: Divulgação/ @clubeatleticomogi

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

11/06/2022 17h09

O rótulo de pior time do mundo já não é exclusividade do famoso Íbis Futebol Clube. Na tarde de hoje (11), o Atlético Mogi-SP perdeu para o Joseense por 9 a 0 na Série B do Campeonato Paulista e igualou a sequência que está no Guinness Book como a maior de um time de futebol sem vitória: 55 partidas.

A última vitória do Atlético Mogi foi há cinco anos, em 17 de junho de 2017, quando o time venceu o Real Cubatense em casa, por 1 a 0, também pelo Paulista Série B. Desde então o clube sempre disputou esta divisão, o quarto nível do futebol de São Paulo, que é disputado por jogadores sub-23. Nesta sequência foram apenas três pontos conquistados em 162 possíveis (três empates em 55 jogos).

A equipe de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, ainda pode desbancar o Íbis e se isolar com a pior sequência de resultados da história do futebol profissional. O Atlético Mogi ainda tem mais duas partidas nesta temporada, contra o Manthiqueira e o Flamengo de Guarulhos, nos dois próximos sábados (18 e 25).

O time foi fundado como Clube Atlético Mogi das Cruzes Futebol Ltda. em 2004 e é o primo mais novo do centenário União Futebol Clube, o representante mais tradicional da cidade. Das oito vitórias que o Atlético Mogi conquistou nos últimos 10 anos, três foram no clássico local —neste período, houve ainda 89 derrotas e 12 empates em 109 jogos.

Já o Íbis, que pode ser destronado nos próximos dias, ganhou notoriedade nacional há quarenta anos justamente por estabelecer o recorde de jogos sem vitória. O jejum de 55 partidas durou três anos e 11 meses, entre 1980 a 84, sempre na elite do Campeonato Pernambucano —que ainda não tinha rebaixamento. O clube alcançou fama internacional após ser mencionado no Guinness Book e, atualmente, faz sucesso brincando justamente com o rótulo de pior do mundo.

Sobre a sequência do "desafiante" Atlético Mogi, o Íbis argumenta que na quarta divisão não vale. "Última divisão? Tem que perder na Série A, galera", escreveu o perfil oficial recentemente.