Topo

Mercado da bola: ofertas para Paulo Sousa e Paquetá na mira do PSG

Técnico do Flamengo recebeu convites para deixar o Brasil, mas optou por permanecer com o trabalho no Rio de Janeiro - Alexandre Vidal / Flamengo
Técnico do Flamengo recebeu convites para deixar o Brasil, mas optou por permanecer com o trabalho no Rio de Janeiro Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 19h09

Com o término dos principais campeonatos europeus nos últimos dias, a temporada 21-22 acabou e deu início, de vez, ao famoso e agitado mercado da bola, que já começa a ter especulações e acordos.

O destaque brasileiro de hoje vai para o técnico Paulo Sousa, do Flamengo, que recebeu ofertas do futebol europeu nas últimas semanas e optou por seguir o trabalho na equipe carioca.

Na Europa, aliás, o PSG busca por nomes para reforçar o seu elenco após manter Mbappé. Nomes como o do meio-campista Lucas Paquetá estão no radar.

O UOL Esporte destaca as principais notícias do dia no mercado da bola. Confira:

Palmeiras e López: agora vai?

O Palmeiras acertou hoje (3) praticamente todos os detalhes da contratação do atacante argentino José Manuel López, do Lanús, e espera fechar o negócio no começo da próxima semana.

O valor da encaminhada negociação envolvendo o atacante argentino do Lanús é mantido em sigilo. O contrato, segundo fontes no país vizinho, é válido por cinco anos.

Diego Costa detalha negociação com Corinthians

Diego Costa, ex-jogador do Atlético-MG, em ação no Campeonato Brasileiro de 2021 - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

O atacante Diego Costa, que está livre no mercado da bola, culpou a Taunsa — patrocinadora do Corinthians — por não se tornar jogador da equipe do Parque São Jorge no início do ano. De acordo com o atleta, os dirigentes corintianos tomaram calote da empresa.

"O Corinthians tomou calote do cara [CEO da Taunsa] e me deu um calote. Eu conversei com o pessoal lá. Conversei com o presidente [Duílio Monteiro Alves e tudo]. Tinha uma proposta na mesa e falei: 'deixa eu pensar', e dois ou três dias depois não tinha mais a proposta. Depois eles tomaram calote da empresa lá [Taunsa]. Vieram com uma desculpa de um negócio assim. E eu falei: 'tá tudo em paz, vocês são diferenciados'".

Paulo Sousa recebe oferta, mas fica no Fla

Treinador do Flamengo desde janeiro, Paulo Sousa foi procurado pelo futebol italiano e por um clube do Qatar nos últimos meses, mas recusou as ofertas. O treinador português, que deixou o comando da seleção da Polônia para assumir o Rubro-Negro, está empenhado em "ser feliz" no Ninho, como o próprio afirmou em entrevista recente.

A informação sobre as recusas do técnico foi inicialmente publicada pelo "O Globo". Nesta sexta, o Lance! apurou que uma das equipes que procurou Paulo Sousa foi a Fiorentina, onde trabalhou entre 2015 e 2017.

Falando em recusa...

O técnico do São Paulo sub-20, Alex, continua chamando atenção de outros clubes no mercado da bola. Ele foi convidado por Jorge Jesus, novo treinador do Fenerbahçe, para ser seu auxiliar, mas o técnico de base do Tricolor rejeitou a oferta.

O ex-meia pretende terminar essa temporada trabalhando no clube paulista para, então, procurar uma equipe profissional para dirigir a partir de 2023.

PSG monitora brasileiros

Lucas Paquetá em entrevista no Lyon - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Após a permanência de Mbappé, os donos do PSG seguraram um pouco a ambição e elegeram Ousmane Dembélé (Barcelona) como principal alvo para a faixa ofensiva. A possível contratação do ponta não depende de liberação do clube catalão, já que o vínculo entre as duas partes termina no fim do mês.

O novo planejamento do PSG tem também foco em um setor que merece atenção: o meio de campo. Os franceses Paul Pogba (Manchester United) e Aurélien Tchouaméni (Monaco), o holandês Frenkie de Jong (Barcelona) e o brasileiro Lucas Paquetá (Lyon) são monitorados. Bremer, também brasileiro, mas que atua na zaga, é outro no radar.