Topo

Inglês - 2021/2022

O que City e Liverpool precisam fazer para conquistar o título inglês?

Liverpool e Manchester City ainda sonham com o título do Campeonato Inglês na última rodada do torneio - Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images
Liverpool e Manchester City ainda sonham com o título do Campeonato Inglês na última rodada do torneio Imagem: Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/05/2022 04h00

A disputa entre Manchester City e Liverpool pelo título do Campeonato Inglês se aproxima de seu capítulo final. Após desempenho impressionante no decorrer da temporada, as equipes chegam à 38ª e última rodada com chances de levantar a taça.

Líder, o City depende apenas de si para assegurar o bicampeonato. Já o Liverpool precisa de um tropeço do rival para conquistar seu terceiro título na temporada. E o UOL Esporte detalha o que cada time deve fazer neste domingo, a partir das 12h (de Brasília), para ficar com a taça.

No último compromisso pelo Inglês, o Manchester City encara o Aston Villa, no Etihad Stadium, e o Liverpool recebe o Wolverhamptom em Anfield.

City com a mão na taça

City - Reprodução/Manchester City FC - Reprodução/Manchester City FC
Imagem: Reprodução/Manchester City FC

Líder do Inglês com 90 pontos, o Manchester City depende apenas de si para ficar com o título. Uma vitória por qualquer placar sobre o Aston Villa, em casa, garante a festa para o time de Pep Guardiola.

Em caso de empate no Etihad Stadium, o City terá que torcer por uma derrota ou empate do Liverpool, pois os Citizens chegariam a 91 pontos e os Reds a no máximo 90.

Já uma derrota do time de Manchester pode dar um tom dramático à disputa pelo título. Isso porque, além de depender de um tropeço do Liverpool, um empate dos Reds levará a decisão pela taça para o saldo de gols, já que ambos estariam com 90 pontos. O City levaria a melhor por ter 72 de saldo, contra 65 dos Reds.

E o Liverpool?

Liverpool - John Walton/PA Images via Getty Images - John Walton/PA Images via Getty Images
Imagem: John Walton/PA Images via Getty Images

A vitória sobre o Southampton, ontem, manteve o Liverpool vivo na briga pelo título inglês, mas o time de Jurgen Klopp precisará contar com a ajuda do Aston Villa - comandado pelo ídolo dos Reds, Steven Gerrard - para fazer a festa em Anfield.

O melhor cenário para o Liverpool é vencer o Wolverhampton em casa, por qualquer placar, e contar com um tropeço do City (derrota ou empate). Assim, os Reds chegariam a 92 pontos, contra no máximo 91 do time de Manchester.

Já um empate com o Wolves complica as aspirações do Liverpool. Isso porque o clube só seria campeão caso o City fosse goleado pelo Aston Villa por 8 a 0. A combinação deixaria as duas equipes com 90 pontos, e a definição do campeão seria no saldo de gols. Hoje, o time de Klopp tem salto 65 contra 72 do City.