Topo

Copa do Brasil - 2022

Corinthians 'reserva' tenta seguir reputação antizebra na Copa do Brasil

Na ida, em Londrina, o Corinthians ficou no empate em 1 a 1 com a Portuguesa-RJ  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Na ida, em Londrina, o Corinthians ficou no empate em 1 a 1 com a Portuguesa-RJ Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

11/05/2022 04h00

Um dos poucos grandes que ainda não passou por algum vexame na Copa do Brasil, o Corinthians tenta hoje (11), às 21h30 (horário de Brasília), manter a boa reputação na competição nacional. Na Neo Química Arena, o Timão mede forças com a Portuguesa-RJ —equipe que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro— precisando de uma vitória simples para avançar às oitavas de final do torneio eliminatório.

Na partida de ida, disputada em Londrina, as equipes empataram em 1 a 1. Como na Copa do Brasil não há mais o critério do gol qualificado fora de casa, uma nova igualdade hoje em Itaquera, independentemente da quantidade de gols, leva a definição do classificado para a disputa de pênaltis.

Fiel à ideia da necessidade de rodízio dentro do elenco do Corinthians, o técnico Vítor Pereira usará a partida diante da Portuguesa-RJ para dar minutos em campo a atletas até aqui pouco utilizados. A formação inicial ainda é uma incógnita, porém é certo que o português mesclará experiência com juventude em busca de uma equipe competitiva.

Tricampeão da Copa do Brasil, o Corinthians também se orgulha de jamais ter sido eliminado da competição por algum adversário de pouca expressão no futebol nacional. De todas as 23 eliminações do Alvinegro no torneio, apenas duas aconteceram para equipes que não disputavam a elite do futebol brasileiro no ano em questão.

A primeira delas aconteceu em 2017, diante do Internacional, após decisão por pênaltis. A segunda, mais recente, em 2020, para o América-MG de Vagner Mancini. Os dois times estavam na Série B, porém na mesma temporada em que despacharam o Corinthians da Copa do Brasil, fizeram boas campanhas na Segundona e garantiram o acesso à elite.

Pelo caminho, alguns sustos, porém todos contornados com sucesso, como foram os casos dos confrontos com Treze-PB (1999), Cianorte-PR (2005), Brusque (2017), Ferroviário-CE e Avenida-RS (2019) e também com o Retrô-PE na temporada passada.

Em jogo, além da boa reputação, o Corinthians entra em campo de olho no cheque de R$ 3 milhões pagos pela CBF aos classificados às oitavas de final. A diretoria do Timão registrou os valores em seu orçamento para esta temporada e conta com o dinheiro em seus cofres para manter os pagamentos em dia e ajudar na quitação das dívidas.

Líder do Campeonato Brasileiro e também na ponta do Grupo E da Copa Libertadores, o Corinthians quer manter o bom momento e garantir a classificação também na Copa do Brasil. O objetivo da comissão técnica é chegar ao fim da temporada com possibilidade de conquista dos três títulos, situação que passa diretamente com o jogo desta noite.