Topo

Grêmio

Grêmio passa por novo clima pesado com a Arena após atrasos e show do Kiss

Gramado da Arena do Grêmio para o jogo com o CRB foi mais novo episódio de tensão entre clube e empresa - Reprodução
Gramado da Arena do Grêmio para o jogo com o CRB foi mais novo episódio de tensão entre clube e empresa Imagem: Reprodução

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2022 04h00

A relação entre Grêmio e Arena Porto-Alegrense, empresa que administra a Arena, voltou a viver dias difíceis. O mais recente episódio foi a condição do gramado no jogo contra o CRB, com efeitos do show da banda Kiss, em 26 de abril. A passagem se junta ao clima ruim por conta do atraso na entrega de documentos — ainda em 2021, naquela que era a reta final da negociação pela mudança da gestão do estádio.

Antes de entrar na espiral do rebaixamento à Série B, a diretoria tinha a compra da gestão da Arena do Grêmio como um dos assuntos prioritários. O negócio chegou a registrar avanços ao longo de 2021, com aval do Ministério Público em contrapartidas ambientais no entorno.

Atualmente, a compra da gestão da Arena é vista como tema fora do horizonte gremista. Sem perspectiva de novidades. Pela situação do clube, na Série B, e tratativas sem avanços nos últimos meses.

O negócio para "compra da Arena" foi iniciado em 2013, meses depois da inauguração do equipamento. De lá para cá, teve idas e vindas. Assim como o relacionamento entre clube e a chamada Arena POA. Em determinado momento das tratativas, o Grêmio chegou a montar escopo de acordo onde iria adquirir a própria SPE (Sociedade de Propósito Específico). Exatamente a Arena Porto-Alegrense.

Ainda no fim de 2021, houve rodada de negociação entre clube e a empresa pela diminuição no valor dos ingressos. As conversas, ali, indicavam aproximação. Em 2022, contudo, são várias as reclamações.

Além do gramado, recentemente, a Arena também gerou incômodo pelo sistema de acesso a alguns portões do estádio. O reclame foi feito por torcedores que relataram dificuldades em ingressar nos setores, ainda que os jogos não tivessem grande público.

A empresa que administra o estádio divulgou, ontem (4), início de melhorias na manutenção do gramado. A intervenção ocorre de olho no inverno, mas também chega após marcas deixadas pelo evento da banda Kiss, que se apresentou em Porto Alegre em 26 de abril.

"Com o intervalo de 19 dias sem jogos na Arena, a equipe de manutenção do gramado já entrou em campo para realizar os preparativos para o período mais frio do ano. A manutenção do gramado da Arena do Grêmio teve início em 01/05/2022 com a redução da altura da grama. Após a execução deste manejo, realizou-se o processo de overseeding, que consiste na sobressemeadura da espécie de grama com maior resistência ao frio, o Ryegrass", diz nota divulgada pela Arena do Grêmio.

"Para o jogo do dia 19 de maio contra o Criciúma, o gramado estará em desenvolvimento e recebendo as manutenções de rotina que incluem o manejo das irrigações, do sistema de drenagem, cortes frequentes e nutrição do campo", registra, ainda, o texto.

O UOL Esporte informou que o Grêmio jogará somente três dos próximos dez jogos em Porto Alegre — as partidas contra Criciúma, Novorizontino e Sampaio Côrrea.

Grêmio