Topo

OPINIÃO

RMP: 'Brasil termina eliminatórias sem ter ataque titular. Nem Tite sabe'

Do UOL, em São Paulo

25/03/2022 04h00

O Brasil faz campanha irrepreensível nas Eliminatórias da Copa do Mundo-2022: está invicto (13 vitórias e três empates), classificou-se de forma antecipada para o Mundial e não tem dado chances aos adversários, como na goleada por 4 a 0 sobre o Chile, ontem (24), no Maracanã. Porém, nem tudo é motivo para comemoração. A seleção ainda precisa resolver alguns ajustes até o torneio no Qatar.

No Fim de Papo, programa ao vivo do UOL Esporte transmitido após os jogos da seleção brasileira, os jornalistas Renato Maurício Prado, Alícia Klein e Rodolfo Rodrigues debateram quais pontos devem ser melhorados na seleção. Os comentaristas demonstraram receio com a indefinição sobre o ataque titular da equipe.

"Se a estreia na Copa fosse amanhã, qual é o ataque do Brasil? Algum de vocês arriscaria dizer? Nem o Tite sabe. Hoje [ontem], ele botou o Antony e o Neymar de falso nove. Achei que o Neymar não jogou bulhufas, para quem ele é. Ele me lembrou muito o Neymar do PSG, que não decide nada", criticou Renato.

No duelo contra os chilenos, Tite testou Neymar na posição de falso nove. Rodrigues reprovou a iniciativa do treinador. "Não é o lugar ideal para o Neymar. Ele poderia ter feito mais nessa função por ser a zaga do Chile. Ele poderia ter feito dois ou três gols se tivesse uma atuação melhor. O Richarlison vai ganhando espaço", analisou o colunista do UOL.

Autor do gol que fechou o placar, Richarlison merece uma vaga entre os titulares da seleção, na visão de Renato. "O Richarlison terá que ser titular desse time. Como ele vai arrumar isso, eu não sei. O fato é que a seleção brasileira termina as eliminatórias sem saber seu ataque titular. Isso é preocupante, embora nas eliminatórias sul-americanas isso seja o suficiente", avaliou.

O colunista do UOL enfatizou que, apesar da goleada, o Brasil teve dificuldades para abrir o placar. "É complicado criticar depois de uma goleada por 4 a 0, mas não saio empolgado desse jogo. No primeiro tempo, o Brasil só saiu vencendo graças a uma lambança do Isla. Aquele pênalti em cima do Neymar foi de uma ingenuidade a toda prova. Até lá, o Brasil não tinha conseguido criar praticamente nada", completou Renato.

Não perca! A próxima edição do Fim de Papo será na próxima terça-feira (29), logo após a partida contra a Bolívia pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa-2022. Você pode acompanhar o programa ao vivo pelo Canal UOL e pelo canal do UOL Esporte no Youtube.