Topo

Corinthians

Por que o Boca Juniors não é única preocupação do Corinthians na Liberta

Bombonera, a casa do Boca Juniors  - Divulgação/CABJ
Bombonera, a casa do Boca Juniors Imagem: Divulgação/CABJ

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

25/03/2022 14h13

Sorteado no Grupo E da Copa Libertadores, o Corinthians não terá um caminho fácil na principal competição de clubes do futebol sul-americano. O Timão caiu ao lado do poderoso Boca Juniors, seis vezes campeão continental, do Deportivo Cali, da Colômbia, e também do Always Ready, da Bolívia. Os percalços são muitos e não apenas o temido confronto em Buenos Aires com a Bombonera lotada.

O primeiro desafio corintiano, logo na partida de estreia da Copa Libertadores, reside na altitude de La Paz. Casa do Always Ready, a cidade boliviana fica a 3.625 metros acima do nível do mar e é a mais temida da competição continental — o que exige um período de adaptação ao clima e impõe dificuldades às equipes que não estão acostumadas com o ar rarefeito.

Curiosamente, o Timão apenas jogou em La Paz uma única vez em toda a sua história: vitória por 1 a 0 sobre The Strongest pela Copa Libertadores de 2003.

Por lá, a equipe do Parque São Jorge encontrará o atacante Arce, membro do elenco que caiu no Brasileirão de 2007 e ainda hoje faz parte da seleção boliviana. Quem também atua no Always Ready é o brasileiro Kelvin, que já vestiu a camisa de Palmeiras e São Paulo e fez história no Porto ao marcar o gol que deu o título português ao clube na temporada 2012/2013, time na época comandado pelo hoje corintiano Vítor Pereira.

Outra situação complicada pela qual a delegação alvinegra passará na fase de grupos da Copa Libertadores é a logística da viagem até Cali, localizada na região norte da América do Sul. O voo de Guarulhos até a cidade colombiana dura quase 9 horas, o que atrapalha o planejamento da comissão técnica nos treinamentos e recuperação dos atletas.

O Deportivo Cali é treinado por Rafael Dudamel, ex-comandante do Atlético-MG, e conta com o ex-corintiano Yonny González e Teo Gutiérrez em seu elenco. A equipe é a vice-lanterna no atual Campeonato Colombiano, porém chegou à Libertadores com o status de campeão nacional de seu país.

Por fim, e claro não menos importante, o Corinthians tem dois jogos equilibrados diante do Boca Juniors. Historicamente, os xeneizes são uma pedra no sapato dos brasileiros em torneios continentais sendo responsável pela eliminação do Alvinegro nas Libertadores de 1991 e 2013. Em contrapartida, o Timão faturou seu único título da competição justamente diante dos argentinos, em 2012.

O caminho do Corinthians na Libertadores:

1ª rodada - Always Ready (fora)

2ª rodada - Deportivo Cali (Neo Química Arena)

3ª rodada - Boca Juniors (Neo Química Arena)

4ª rodada - Deportivo Cali (fora)

5ª rodada - Boca Juniors (fora)

6ª rodada - Always Ready (Neo Química Arena)

Corinthians