Topo

Libertadores - 2022

Jailson chora após classificar o América-MG e dedica atuação à esposa

Jailson comemora e chora abraçado ao técnico Marquinhos Santos após classificação do América-MG - Reprocução/Twitter
Jailson comemora e chora abraçado ao técnico Marquinhos Santos após classificação do América-MG Imagem: Reprocução/Twitter

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

16/03/2022 00h10

O América-MG escreveu uma página inédita na sua centenária história. Na noite desta terça (15), após novo empate por 0 a 0 no tempo normal, o clube bateu o Barcelona-EQU nos pênaltis, fora de casa, para disputar a fase de grupos da Copa Libertadores pela primeira vez. O grande responsável pela classificação ao defender um das cobranças foi o goleiro Jailson, que se emocionou ao final da partida e dedicou o triunfo à sua esposa.

"Soubemos suportar a equipe do Barcelona, que é uma excelente equipe, agora é comemorar. Dedico essa vitória hoje para minha esposa. Ela que não me deixou parar de jogar bola. Eu ia parar de jogar bola, ela não deixou, disse que Deus tinha grandes coisas para mim", afirmou após a partida.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com Domitila Becker:

O goleiro de 40 anos chegou ao América-MG após negociação frustrada com outro clube da capital mineira: o Cruzeiro. Assumiu a titularidade nos confrontos preliminares da Libertadores e já tinha defendido pênalti na disputa contra o Guaraní-PAR.

Diante do Barcelona-EQU, Jailson foi eleito o melhor da partida pela Conmebol, tanto no confronto em Belo Horizonte quanto na partida disputada no Equador. Se falhou no lance que originou pênalti na partida na Arena Independência — desperdiçado por Garcés —, se redimiu com uma atuação muito segura no Isidro Romero Carbo. Na disputa de pênaltis, defendeu a cobrança de Quiñónez.

Agora, o clube mineiro espera a definição do seu destino no dia 25 de março, quando será realizado o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores. O Coelho estará no Pote 4 e, por vir das fases preliminares, não tem impedimentos de enfrentar clubes do mesmo país, podendo cair em grupo com outro brasileiro.