Topo

Grêmio: lesões, cirurgia e indisciplina enfraquecem ataque para o Gre-Nal

Roger pode ter que montar time sem Diego Souza e Ferreira, artilheiro e vice-goleador do time em 2021 - Lucas Uebel/Gremio FBPA
Roger pode ter que montar time sem Diego Souza e Ferreira, artilheiro e vice-goleador do time em 2021 Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/03/2022 04h00

O Grêmio abre a preparação para o jogo contra o Internacional, na quarta-feira (9), com problemas no ataque. A lesão de Diego Souza, nos minutos finais do duelo diante do Novo Hamburgo, aumenta a lista de casos que enfraquecem o setor ofensivo do time. O centroavante se junta a Ferreira, Diego Churín e Jhonata Robert.

A equipe de Roger Machado visita o Inter em jogo válido pela 9ª rodada do Gauchão.

"A partir de agora a gente desenha. O certo é que nossas opções estão reduzidas, principalmente no ataque", disse Roger Machado, treinador do Grêmio, no sábado (5).

A declaração de Roger resume o cenário. O Grêmio vai manter Diego Churín afastado dos treinamentos, após ato de indisciplina no interior de São Paulo, e ainda não tem Ferreira liberado pelos médicos. O camisa 10 se recupera de lesão no músculo adutor da coxa e está fora desde 14 de fevereiro. O jogador chegou a treinar com bola, mas voltou a realizar fisioterapia e atualmente é considerado em transição para as atividades no gramado. Existe chance de ele ser liberado para encarar o Inter, mas o quadro depende de reavaliação nas próximas horas.

Além deles, Jhonata Robert igualmente não está disponível. O meia-atacante rompeu ligamentos do joelho na pré-temporada, passou por cirurgia e tem volta prevista para junho.

O quadro ficou pior quando Diego Souza esticou a perna para tentar dominar um passe e acusou dores no posterior da coxa direita. De pronto, o camisa 29 desabou no chão e chegou a cogitar deixar a partida segundos antes do apito final. O centroavante permaneceu em campo, mas sem participar da partida.

O Grêmio não divulgou boletim médico, mas nos bastidores o clube afirma que Diego Souza tem problema muscular e antes mesmo de um exame de imagem está virtualmente fora do Gre-Nal. Sem ele, a vaga será de Elias Manoel.

Destaque das categorias de base, artilheiro do Brasileirão de Aspirantes, Elias tem histórico como atacante de lado. De 2020 para cá, passou a ser testado como centroavante.

Contra o Inter, terá enorme oportunidade e responsabilidade. Diego Souza foi artilheiro do Grêmio nas últimas duas temporadas e renovou contrato justamente para ser uma referência ofensiva. O clube apostava alto no poder de finalização do atacante para ir bem contra o Inter, até pelo histórico do camisa 29 nos clássicos.

Com Elias Manoel no time, é possível que o Grêmio chame outro atacante da base para compor o grupo e banco de reservas no Gre-Nal. A vaga de Ferreira, caso o meia-atacante siga fora, deve continuar com Rildo. E do outro lado do campo, Janderson também tem chance de seguir ? mesmo com atuações irregulares e contestação por parte da torcida.

A escassez de peças fica mais evidente quando o olhar se volta para o banco de reservas. Com uso de jovens e reservas, o Grêmio fica praticamente sem alternativas ofensivas para o decorrer do clássico. Os jovens Vini Paulista e Wesley são opções. Assim como o meia Gabriel Silva, que também pode atuar pelos lados. O trio tem 20, 19 e 19 anos, respectivamente.

O Gre-Nal 435 acontece no estádio Beira-Rio, pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho. O jogo foi adiado após o ônibus com a delegação do Grêmio ser alvo de pedradas no sábado (26). Villasanti foi atingido e diagnosticado com traumatismo craniano. Os clubes e a federação fecharam acordo para remarcar o clássico.