Topo

Copa do Brasil - 2022

São Paulo para no goleiro do Campinense, empata e avança na Copa do Brasil

Mauro Iguatu, goleiro do Campinense, se destacou na partida contra o São Paulo pela Copa do Brasil - MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Mauro Iguatu, goleiro do Campinense, se destacou na partida contra o São Paulo pela Copa do Brasil Imagem: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 23h26

O São Paulo dominou as ações contra o Campinense, mas precisou contar com o regulamento para avançar para a segunda fase da Copa do Brasil. A equipe de Rogério Ceni parou em grandes defesas do goleiro Mauro Iguatu e saiu do estádio Amigão, em Campina Grande (PB), com o empate por 0 a 0.

Na próxima fase, o Tricolor enfrentará o Manaus, que se classificou também hoje (24) ao vencer o São Raimundo (AM) por 1 a 0. O duelo acontecerá na semana entre os dias 9 e 16 de março. O empate na segunda fase levará o jogo para as penalidades.

Antes disso, o São Paulo volta suas atenções para o Campeonato Paulista. A equipe visita o Água Santa, segunda-feira (28), pela nona rodada do torneio. Já o Campinense volta a campo no sábado (5), contra o Botafogo-PB, pela sétima rodada da Copa do Nordeste.

Live do São Paulo

O melhor: Mauro Iguatu

O São Paulo fez uma de suas atuações com mais chances de gols na temporada. A equipe não saiu de campo com uma goleada apenas pelo fato de Mauro Iguatu estar em grande noite. O goleiro do Campinense fez, ao menos, quatro grandes defesas dentro da área.

Campinense x São Paulo: escolha o melhor jogador em campo

Resultado parcial

Total de 115 votos
74,78%
3,48%
6,09%
15,65%

O pior: Emerson

O lateral esquerdo do Campinense não viveu uma grande noite, principalmente na parte ofensiva. Emerson apresentou muitas dificuldades na bola longa. Em uma delas, ao lançar para ninguém, ouviu xingamentos de seu próprio banco de reservas.

São Paulo domina, mas para em Mauro Iguatu

As 16 finalizações refletiram o domínio do São Paulo na primeira etapa. Dono da bola, com 72% de posse, o time de Rogério Ceni comandou as ações depois de uma tentativa de pressão nos primeiros cinco minutos.

Com o adversário recuado, o Tricolor apostou em boas trocas de passes para entrar na área do Campinense. O placar só não foi alterado antes do intervalo porque o goleiro Mauro Iguatu estava inspirado.

O camisa 1 foi decisivo em três lances importantes na primeira etapa. Na mais clara delas, Alisson abriu na esquerda para Rodrigo Nestor e apareceu dentro da área para desviar o cruzamento. No reflexo, Iguatu fez grande defesa e evitou o primeiro gol do São Paulo.

No segundo tempo, Iguatu fez mais uma defesa para evitar o gol do São Paulo. Aos 16 minutos, Rodrigo Nestor tocou para Gabriel Sara dentro da área. O camisa 21 saiu cara a cara com o goleiro do Campinense, mas Iguatu se antecipou e fez outra boa defesa.

Campinense sai para o jogo na reta final

Depois de segurar o São Paulo por 75 minutos, o Campinense decidiu sair para o jogo. O empate sem gols significaria a eliminação da equipe paraibana, que partiu em busca do gol da classificação.

Inferior tecnicamente ao time paulista, o Campinense teve como tática os chutes de longa distância, mas quase todos foram para fora. O melhor deles, aos 31 minutos, saiu dos pés de Cláudio, mas Jandrei fez uma defesa segura.

Mais avançado, Rodrigo Nestor se destaca

Desde que Pablo Maia foi alçado ao time titular, Rodrigo Nestor passou a ter menos obrigações defensivas quando está em campo. Isso fez com que o meia passasse a participar mais da criação das jogadas.

Diante do Campinense, ele foi um dos grandes destaques. As quatro melhores chances do São Paulo na partida saíram dos pés de Rodrigo Nestor. Mais avançado, ele ainda pôde arriscar chutes de longe, como havia feito no gol marcado contra o Santos no fim de semana.

Luciano estreia na temporada

Uma contratura na panturrilha esquerda fez com que Luciano perdesse toda a preparação do São Paulo para a temporada. O processo de recuperação durou até domingo passado, quando ele foi relacionado pela primeira vez, na vitória sobre o Santos, por 3 a 0, pelo Paulistão.

Aos 16 minutos da segunda etapa da partida de hoje (24), ele estreou na temporada ao entrar no lugar de Nikão, para delírio dos torcedores são-paulinos presentes no estádio Amigão, que gritavam seu nome.

Fora de campo, Luciano vive a expectativa de renovar seu contrato com o São Paulo. O clima é de otimismo entre as partes e a ampliação do vínculo até 2024 deve ser concretizada nos próximos dias.

Ceni mantém rodízio no São Paulo

As trocas no time do São Paulo continuaram mesmo com a partida contra o Campinense sendo eliminatória. Preocupado com os desgastes físicos e o risco de lesões, o técnico Rogério Ceni fez cinco mudanças no time titular. Saíram: Igor Vinícius, Miranda, Reinaldo, Igor Gomes e Éder. E entraram, respectivamente: Rafinha, Arboleda, Léo, Rodrigo Nestor e Calleri.

FICHA TÉCNICA
CAMPINENSE 0 X 0 SÃO PAULO

Motivo: 1ª fase da Copa do Brasil
Data e hora: 24 de fevereiro de 2022
Local: Estádio Amigão, em Campina Grande (PB)
Público: 5 mil pessoas
Renda: R$ 165.525,00
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Alex dos Santos e Éder Alexandre (ambos SC)
Gols: -
Cartões amarelos: Felipinho e Cláudio, pelo Campinense; Éder e Alisson, pelo São Paulo
Cartões vermelhos: -

Campinense: Mauro Iguatu; Felipinho, Michel (Matheus Régis), Vinicius, Emerson; Rafinha, Dione, Juninho (Patrick Recife); Iago Silva (Gabriel Pereira), Alan Leite (Cláudio) e Olávio (Juninho Potiguar). Técnico: Ranielle Ribeiro.

São Paulo: Jandrei; Rafinha, Arboleda, Diego Costa, Léo (Reinaldo); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Marquinhos), Gabriel Sara, Alisson (Igor Gomes); Nikão (Luciano) e Calleri (Éder). Técnico: Rogério Ceni