Topo

OPINIÃO

Lavieri: 'Chelsea é melhor, e jogo equilibrado é consolo para o Palmeiras'

Do UOL, em São Paulo

13/02/2022 16h41

Um dia após a derrota por 2 a 1 para o Chelsea na final do Mundial de Clubes, qual é a sensação que fica para o palmeirense? Em meio às chacotas dos rivais, o torcedor alviverde tem motivos para sair de cabeça erguida pela forma como o time se apresentou diante da equipe inglesa em Abu Dhabi. Apesar da dor da derrota, há lições positivas para o futuro.

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Isabela Valiero e Danilo Lavieri avaliaram qual é o sentimento do clube após o vice do Mundial. Para os comentaristas, ficou a certeza de que o Palmeiras está no caminho correto em seu planejamento nas últimas temporadas.

"Não dá para dizer que o feito do Palmeiras não é bom. Fica aquele baque forte, afinal todos os palmeirenses gostariam do título. O importante é ganhar, mas jogar de igual para igual é um consolo. Não é um troféu nem um título, mas um consolo. Dá para falar que o Palmeiras pelo menos pôde fazer um jogo parelho", analisou Lavieri.

O colunista do UOL reconheceu a superioridade do Chelsea e, exatamente por isso, exaltou o time alviverde por conseguir encarar um rival poderoso sem se entregar. "A impressão que eu tive era a de que o Chelsea estava jogando outro esporte. O Palmeiras estava naquele estilo de se defender, segurar o jogo e atuar por uma bola. A verdade é que o Chelsea é muito melhor e isso ficou absolutamente claro quando começaram as substituições. Thomas Tuchel [técnico do Chelsea] nem colocou o Jorginho em campo. O Palmeiras fez tudo o que pôde e tinha um banco inferior", disse.

Lavieri, que acompanhou a partida in loco, encantou-se com N'Golo Kanté, meio-campista do Chelsea e da seleção francesa, citando-o como exemplo da diferença entre a equipe londrina e a paulistana. "O Palmeiras tem um time muito inferior ao Chelsea. Já sabia que o Kanté jogava muita bola, mas o que eu vi no campo ontem era uma piada. Ele estava em absolutamente todos os lugares. É uma loucura o que ele corre e o ritmo que tem, além da eficiência e a distribuição de bola", elogiou.

Lavieri usou o videogame para ilustrar a situação do Palmeiras, como se fosse aquele jogador que se dá muito bem em um determinado nível de dificuldade, mas se complica em suas primeiras partidas em um degrau superior. "Quando você joga no Brasil, está em um nível médio, às vezes baixo. Quando pega um adversário mais forte, fica muito difícil. Os brasileiros e sul-americanos, de forma geral, não estão acostumados a jogar com rivais de um nível superior. Falta um pouco disso. Os brasileiros deveriam jogar um tempo o Mundial para se acostumarem e ver Kanté, Jorginho, Mendy, e não se assustar", completou.

Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será na quarta-feira (16), logo após a partida contra a Ferroviária pelo Paulistão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.