Topo

Inglês - 2021/2022

Zagueiro francês que espancou gato é afastado e multado em R$ 1,8 milhão

Zagueiro Kurt Zouma, do West Ham, aparece em vídeo dando socos e chutes em um gato - REUTERS/Tony Obrien
Zagueiro Kurt Zouma, do West Ham, aparece em vídeo dando socos e chutes em um gato Imagem: REUTERS/Tony Obrien

Do UOL, em São Paulo

09/02/2022 11h34

O zagueiro francês Kurt Zouma, de 27 anos, foi afastado do elenco e multado em duas semanas de salário pelo West Ham após aparecer em vídeo espancando um gato. Segundo o tablóide inglês The Sun, as 250 mil libras esterlinas (equivalente a R$ 1,8 milhão) serão doadas a entidades que cuidam dos animais.

Zouma passou a ser investigado pela polícia inglesa ontem (8), após a repercussão de um vídeo em que ele aparece dando socos e chutes no gato da família, dentro de sua mansão. Ele foi denunciado por maus-tratos tanto na Inglaterra quanto na França.

As ações do West Ham se dão apenas após pressão da torcida do clube, em especial, e também de boa parte da sociedade inglesa, no geral. O vídeo está repercutindo desde o final de semana, mas a princípio o clube o manteve no elenco para "tratar do assunto internamente". Resultado: o zagueiro jogou como titular na partida de ontem (8), contra o Watford. Questionado, o técnico David Moyes disse que seu trabalho era apenas "cuidar do futebol".

Durante o jogo, Zouma foi vaiado pelas duas torcidas toda vez que tocou na bola. Os torcedores do Watford foram além e, após uma falta recebida pelo francês, começaram a cantar "é isso que o seu gato sente".

Mais de 120 mil pessoas assinaram uma petição online para que Zouma fosse investigado e proibido de ter animais após as imagens das agressões viralizarem nas redes sociais. Em nota oficial, o jogador investigado afirma estar "arrependido" das agressões ao animal.