Topo

Mundial de Clubes - 2022

São-paulino, Jorginho revela motivação para vencer Palmeiras no Mundial

Jorginho celebra gol marcado pelo Chelsea sobre o Manchester United em jogo da Premier League 2021-22 -  Reuters/Matthew Childs
Jorginho celebra gol marcado pelo Chelsea sobre o Manchester United em jogo da Premier League 2021-22 Imagem: Reuters/Matthew Childs

Do UOL, em São Paulo

09/02/2022 10h17

Campeão da Liga dos Campeões pelo Chelsea e da Eurocopa pela Itália, o ítalo-brasileiro Jorginho está em Abu Dhabi buscando conquistar mais um título. O meio-campista estará em campo hoje (9), às 13h30, para o duelo entre o clube inglês e o Al Hilal, pela semifinal do Mundial de Clubes.

Em caso de vitória do Chelsea, o adversário do time na final do dia 12 será o Palmeiras, que venceu o Al Ahly por 2 a 0 ontem (8). Torcedor do São Paulo na infância, Jorginho revelou que existe uma 'motivação extra' para vencer o rival brasileiro na decisão, mas que está pensando primeiro no duelo da semifinal.

"Eu não tinha pensado nisso [se existe uma motivação extra contra o Palmeiras], mas você acaba sentindo!", contou Jorginho, rindo, à Fifa. "Espero que possamos vencer na quarta-feira [em uma eventual final]. No momento, estou pensando apenas no Al Hilal", ponderou.

Para o duelo da semifinal, o jogador do Chelsea pregou atenção diante do clube da Arábia Saudita. "Temos que ser cautelosos porque eles têm jogadores de qualidade. Eles também têm brasileiros que têm muito talento. Esses dois podem nos dar problemas se não os marcarmos bem", disse, referindo-se a Matheus Pereira e Michael, ex-Flamengo.

"Temos que impor nosso próprio jogo e ter cuidado com as armas que eles têm. Precisamos nos preparar bem para o jogo, porque se você subestimar seus adversários, pode sofrer uma virada. No futebol de hoje não há jogos mais fáceis", acrescentou Jorginho.

O Chelsea está em sua segunda participação no Mundial de Clubes. Na primeira, em 2012, o clube inglês foi derrotado pelo Corinthians. Jorginho disse que estar como favorito na competição "significa muito" para ele e para o clube. "Nunca conquistamos este troféu e este é o momento certo para trazer este troféu para casa", completou.

Ídolos da infância

Eleito o melhor jogador de 2021 pela UEFA, Jorginho revelou quais atletas foram suas referências na infância. "Meu primeiro ídolo quando criança foi Ronaldo 'Fenômeno', da Copa do Mundo de 1998. Depois veio Ronaldinho Gaúcho, Kaká", disse.

Ele, que começou atuando mais avançado antes de se consolidar como volante, contou também que passou a observar jogadores da posição para aprender com eles. "Pirlo e Xavi se tornaram grandes inspirações", afirmou.

Quando questionado sobre qual ídolo do Palmeiras ele mais gostou de assistir ao longo dos anos, Jorginho não conseguiu eleger um em particular. "Não posso destacar um porque todos jogaram um futebol espetacular", justificou. "Honestamente, quando você pensa sobre isso, o Palmeiras teve muitos grandes", concluiu.

  • Fique por dentro das principais notícias sobre o Mundial de Clubes no UOL News Esporte: