Topo

Paulista - 2022

Palmeiras sofre, mas vence Água Santa na despedida antes do Mundial

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/02/2022 20h56

Em um jogo muito duro fisicamente, o Palmeiras bateu o Água Santa por 1 a 0 no Allianz Parque, hoje (1), um dia antes da viagem para o Mundial de Clubes. Aos 26 do primeiro tempo, Dudu anotou o gol que garantiu o triunfo alviverde na terceira rodada do Campeonato Paulista.

A equipe visitante adotou marcação pesada e dificultou a vida do Verdão, que melhorou após os 20 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, o time de Diadema teve uma chance clara de empatar, que o goleiro Marcelo Lomba salvou, e ainda um gol bem anulado de Cristiano. O triunfo deixou o time isolado na liderança do Grupo C, com 10 pontos. Sem pontuar, o Água Santa amarga a lanterna do Grupo A.

O Palestra volta a campo somente na terça (8), às 13h30 (de Brasília), quando joga a semifinal do Mundial de Clubes. O adversário sairá do confronto entre Al-Ahly e Monterrey. O Netuno atua em casa, no sábado (5), às 15h, contra o Novorizontino.

Quem foi bem: Dudu

O atacante alviverde foi muito acionado pelos lados e levou a melhor sobre a marcação da equipe de Diadema. Desequilibrante, Dudu driblou, armou jogadas e ainda anotou o gol que abriu o marcador no Allianz. Aos 36 da segunda etapa, ainda aplicou uma lambreta em Marcondes.

Quem foi mal: Luan e Jorge

A defesa do Verdão não fez uma boa partida. O time do ABCD paulista levou muito perigo em cruzamentos na área e também aproveitando os vacilos que apareceram, principalmente do lado esquerdo da zaga do time da capital.

Lomba passa muita confiança

Weverton é titular incontestável do Palmeiras, mas Marcelo Lomba mostrou a razão de ter sido contratado para a temporada. O goleiro fez mais uma boa partida e evitou que o Água Santa marcasse na partida.

O jogo do Palmeiras: Dudu resolve

Diante de um adversário que entrou duro e fez muitas faltas (24 ao todo), o Alviverde conseguiu trabalhar bem a bola e penetrar na defesa adversária depois dos 20 minutos do primeiro tempo. No entanto, o time pareceu ter voltado mais relaxado para a segunda etapa e permitiu que o rival levasse muito perigo ao gol defendido por Marcelo Lomba.

No ataque, o camisa 7 foi peça crucial para o Verdão. Dudu ganhou praticamente todos os duelos contra a marcação e ajudou demais na criação das jogadas.

Cronologia do jogo

O Água Santa adotou formação bem defensiva para tentar segurar o Palmeiras. Até os 20 minutos a ideia funcionou e foi o time de Diadema que levou mais perigo. Dadá Belmonte apareceu nas costas da marcação e aproveitou o cruzamento, mas Lomba segurou a cabeceada.

Depois disso, no entanto, o Verdão conseguiu encontrar os espaços no ataque e respondeu com um chute de Veiga, que finalizou para fora, mesmo estando na marca do pênalti. Aos 26, Dudu recebeu na direita, carregou a bola para o meio e arriscou. No meio do caminho, Marcondes desviou e acabou com qualquer chance de defesa do goleiro Matheus Inácio.

O Palestra continuou melhor e teve mais duas chances de ampliar ainda na primeira etapa. A primeira, aos 35, com Gustavo Gómez e a segunda com Scarpa, aos 37.

Na volta do intervalo, o time do ABC se abriu e deixou o jogo lá e cá. Aos 7, Lomba afastou mal o cruzamento de Rhuan e a bola ficou sozinha para Matheus Oliveira. O meia chutou mal, Jorge conseguiu amortecer e o goleiro do Palmeiras se recuperou rápido no lance para fazer a defesa. Aos 10, Fernandinho bateu na rede pelo lado de fora em outra grande oportunidade do Netuno.

Os visitantes conseguiram balançar a rede de Lomba aos 22. Cristiano acertou lindo chute de fora da área e acertou o ângulo, porém estava impedido e teve o tento invalidado. Aos 29, Dadá Belmonte ainda tentou uma cabeceada, entretanto os jogadores do Água Santa sentiram o desgaste e diminuíram o ritmo. O Palmeiras soube administrar bem e, também já de olho no Mundial, não se expôs muito para garantir o triunfo.

Vale tudo para acabar com a discussão?

O primeiro tempo foi bem nervoso, com os jogadores do Água Santa sem aliviar nas entradas. Aos 27, Zé Rafael bateu boca com Rodrigo Sam e o árbitro Salim Fende Chaves não poupou esforços para afastar a briga. O juiz afastou o zagueiro do Netuno da confusão, o segurando até pelo pescoço. Depois disso, ainda mostrou o cartão amarelo.

Sistema de irrigação ativo mesmo na chuva

Apesar da chuva que começou a cair desde a tarde na cidade de São Paulo, o sistema de irrigação do Allianz Parque foi ativado normalmente antes da partida. Os irrigadores chegaram a ser ativados, enquanto os jogadores do Palmeiras ainda aqueciam no gramado.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 x 0 ÁGUA SANTA

Data: 01/02/2022

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Hora: 19h (de Brasília)

Árbitro: Salim Fende Chavez;
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Neuza Ines Back;
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.

Gol: Dudu, aos 26 minutos do primeiro tempo, para o Palmeiras.

Cartões amarelos: Danilo, Gustavo Gómez (Palmeiras); Matheus Oliveira, Rodrigo Sam, Cristiano, Rhuan, Hélder (Água Santa).

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Jorge; Danilo, Zé Rafael (Atuesta) e Raphael Veiga (Wesley); Scarpa (Jailson), Dudu (Breno Lopes) e Rony (Deyverson). Técnico: Abel Ferreira

ÁGUA SANTA: Matheus Inácio; Leandro Silva, Marcondes, Rodrigo Sam (Emerson), Hélder e Rhuan; Cristiano, Matheus Oliveira (Alyson) e Dadá Belmonte (Wesley); Fernandinho (Lelê) e Caio Dantas (Vinicius). Técnico: Sérgio Grudes