PUBLICIDADE
Topo

Carioca - 2022

Contra o Bangu, Flu inicia Carioca reformulado e visa ponto final em jejum

Abel Braga, técnico do Fluminense, conversa com elenco no CT Carlos Castilho - Mailson Santana/Fluminense FC
Abel Braga, técnico do Fluminense, conversa com elenco no CT Carlos Castilho Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/01/2022 04h00

Classificação e Jogos

Sob grande expectativa, o Fluminense inicia a temporada hoje (27), às 20h30 (de Brasília), diante do Bangu, no estádio Luso-Brasileiro. Com o elenco reformulado, o Tricolor dá o primeiro passo no Campeonato Carioca e busca iniciar a caminhada para dar fim ao jejum na competição. Coincidentemente, o último título no Estadual foi com Abel Braga como treinador. Em campo, tinha Fred, que, talvez, esteja dando o pontapé em sua "última dança".

Segundo clube com mais conquistas no Rio de Janeiro — 31 no total —, o Flu não levanta a taça desde 2012, sendo o clube grande há mais tempo sem chegar ao topo do pódio — o Vasco ganhou em 2016, o Botafogo em 2018 e o Flamengo no ano passado.

O Tricolor chegou à decisão nas duas últimas edições, mas acabou derrotado pelo rival rubro-negro. Para 2022, ano em que também vai disputar a Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, a diretoria foi ao mercado e contratou oito reforços, tendo novos jogadores em todos os setores, e alguns nomes considerados de peso.

O goleiro Fábio (ex-Cruzeiro), o volante Felipe Melo e o atacante Willian Bigode (ex-Palmeiras), o meia Nathan (ex-Atlético-MG) e o atacante Germán Cano (ex-Vasco) foram alguns dos acertos realizados pelo Tricolor desde o fim do ano passado.

Ao ir atrás de jogadores com "currículos vencedores", a ideia da cúpula foi formar um grupo que possa misturar experiência e juventude, e ter força para os momentos decisivos da temporada.

Técnico Abel Braga e atacante Fred foram campeões brasileiros pelo Fluminense em 2012 - Caio Amy / Photocamera - Caio Amy / Photocamera
Imagem: Caio Amy / Photocamera

Identificado com o Fluminense, Abel também inicia a quarta passagem pelo clube. A mais recente foi entre 2017 e 2018. Anteriormente, comandou o time tricolor entre 2011 e 2013, quando foi campeão do Carioca em 2012.

Assim como na atual oportunidade, aquele elenco também tinha nomes conhecidos, como Deco, Fred, Thiago Neves, Rafael Sóbis, Jean e Rafael Moura. A final foi contra o Botafogo, e, após dois triunfos, a taça foi para Laranjeiras.

Antes disso, a primeira chance de Abel à beira do gramado do Flu foi em 2005, quando, recém-chegado, também conquistou o Estadual. Naquele ano o grupo contava com Fabiano Eller, Gabriel e Felipe. A decisão foi contra o Volta Redonda. Estes foram, justamente, os dois últimos títulos do clube no Carioca.

A última dança?

Fred comemora gol do Fluminense contra o Cerro Porteño pela Libertadores - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Ídolo do Fluminense, Fred tem contrato até 21 de julho, e o futuro ainda é uma incógnita. O jogador, em mais de uma oportunidade, falou em aposentadoria, mas uma renovação, ao menos, até o fim do ano não está descartada. Tudo vai depender do que acontecer ao longo da temporada.

Aos 38 anos, o camisa 9 está na segunda passagem pelo Tricolor, onde tem o nome marcado. Campeão do Brasileiro em 2010 e 2012, ele também atingiu marcas individuais expressivas com a camisa do clube.

"O Fred tem contrato até o meio do ano, termina em 21 de julho, e temos um combinado que é, quando for chegando perto, dependendo das competições que estivermos disputando, de como vamos estar posicionados, dependendo de como ele vai estar se sentindo, irmos estendendo esse contrato até o final do ano. Acho, sinceramente, que vamos estender diretamente até o final do ano. É um desejo do treinador, que já me perguntou algumas vezes sobre isso. Não quero antecipar porque futebol é dinâmico. O que diz o contrato é que acaba em julho, o meu coração de torcedor quer que vá até dezembro, e acho que o dele também", disse Mario Bittencourt, presidente do Flu.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE x BANGU
Competição
: Campeonato Carioca
Local: Estádio Luso-Brasileiro
Dia: 27 de janeiro de 2022, quinta-feira
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Diogo Carvalho Silva e Fabiana Nobrega Pitta