PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio define revezamento de goleiros no Gauchão atrás de titular

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/01/2022 04h00Atualizada em 25/01/2022 12h57

A pré-temporada do Grêmio ainda não acabou, o chamado time de transição vai abrir o Campeonato Gaúcho para dar mais tempo a Vagner Mancini, mas uma definição sobre os goleiros do grupo principal já está tomada. Gabriel Grando e Brenno atuarão em sistema de revezamento no início de 2022. A dupla formada nas categorias de base tem disputado a posição desde o segundo semestre do ano passado.

O Grêmio estreia na temporada contra o Caxias, nesta quarta-feira (26), em Porto Alegre. O time principal entrará em campo, no entanto, somente na terceira rodada do Gauchão, contra o São José-RS, no dia 2 de fevereiro.

Gabriel Grando terminou o ano passado como titular, mas a ideia de Vagner Mancini é dar chance aos dois goleiros de disputar a posição em igualdade.

O plano gremista é dar dois jogos em sequência para cada goleiro. Após duas partidas, um sai e o outro entra. Sem prazo para o fim do revezamento.

A disputa pode influenciar o futuro de um dos goleiros, ao final do primeiro semestre. Tanto Gabriel quanto Brenno, renovaram contrato ao longo de 2021 e foram sondados por diferentes clubes ao final da temporada.

Brenno apareceu no grupo principal antes. Logo após as saídas de Vanderlei e Paulo Victor, o goleiro se afirmou como titular e só deixou a equipe para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na volta do Japão, o jogador atuou somente em 11 das 21 partidas do time.

Gabriel Grando ganhou espaço ainda com Felipão, mas seguiu no time considerado base até o fim da temporada.

O Grêmio chegou a cogitar a transferência de um dos jovens goleiros, antes da atual pré-temporada, para obter mais recursos de olho na reconstrução do elenco. No fim, a saída de Vanderson para o Monaco cumpriu a função estratégica.

Nos bastidores, o Grêmio entende que tem dois goleiros com potencial e boa condição técnica. Características, inclusive, que geram bom valor no mercado da bola.

O vínculo de Grando vai até 2025, enquanto o documento com Brenno vai até 2024. A gestão de dois jovens, com potencial e vontade de atuar em sequência, é um desafio extra que o Grêmio terá pela frente nos próximos meses.

Errata: o texto foi atualizado
Texto, em primeira versão, informou que Grêmio havia definido Gabriel Grando como titular para o início de 2022.

Futebol