Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Convocados por Tite que atuam no Brasil desfalcam clubes por até três jogos

Gabigol, do Flamengo, foi convocado; Weverton, do Palmeiras, e Everton Ribeiro, do Fla, também estão na lista - Jorge Rodrigues/AGIF
Gabigol, do Flamengo, foi convocado; Weverton, do Palmeiras, e Everton Ribeiro, do Fla, também estão na lista Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

13/01/2022 13h51

O técnico Tite divulgou, na manhã de hoje (13), os convocados para os duelos com Equador e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Dos integrantes da lista, três jogadores que atuam no futebol brasileiro: o goleiro Weverton, do Palmeiras, o meia Everton Ribeiro e o atacante Gabigol, ambos do Flamengo.

O confronto com o Equador será no dia 27 de janeiro, em Quito, e com o Paraguai no dia 1º de fevereiro, em Belo Horizonte. A apresentação do grupo está prevista para acontecer no dia 24, já na capital equatoriana.

Dentro deste período, o Flamengo tem dois jogos pela Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O Palmeiras, por sua vez, tem três partidas pelo Paulista.

O Rubro-Negro estreia no Estadual no dia 26, contra a Portuguesa e, no dia 29, encara o Volta Redonda. No dia 2, dia seguinte ao duelo do Brasil com o Paraguai, o time da Gávea enfrenta o Boavista. Vale lembrar que o Rubro-Negro planejou iniciar o torneio com uma equipe alternativa, com jovens da base, enquanto o elenco principal permaneceria em treinamento.

Já o Verdão tem, no dia 26, o compromisso contra a Ponte Preta. No dia 29 tem pela frente o São Bernardo e, no dia 1º, a partida contra o Água Santa. A equipe de Abel Ferreira inicia a trajetória na competição no dia 23, às 16h, contra o Novorizontino, em partida válida pela quinta rodada e adiantada devido ao Mundial de Clubes.

A tendência é que a delegação do Palmeiras embarque para o Mundial no dia 2 de fevereiro. O primeiro jogo na competição será no dia 8.

Com 35 pontos, o Brasil já garantiu a classificação para a Copa do Mundo do Qatar de forma antecipada. Com a manutenção do calendário nacional nas datas-Fifa, as convocações têm sido motivo de rusgas entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes, por gerar desfalques às equipes.