Topo

Salah explica como rejeição de Mourinho no Chelsea mudou a carreira dele

Salah teve uma passagem desastrosa pelo Chelsea antes de brilhar no Liverpool - Getty Images
Salah teve uma passagem desastrosa pelo Chelsea antes de brilhar no Liverpool Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/01/2022 17h22

Astro do Liverpool e finalista do prêmio The Best, da Fifa, Mohamed Salah disse que mudou o patamar de sua carreira depois de ter sido rejeitado pelo técnico José Mourinho no Chelsea, em 2014.

Em janeiro de 2014, o Chelsea pagou 11 milhões de libras (o equivalente a cerca de R$ 83 milhões na cotação atual) para contratar o egípcio que atuava no Basel, da Suíça, em uma das mais badaladas contratações da época.

Mas, pouco utilizado pelo técnico Mourinho, Salah, então com 22 anos, fez apenas 19 aparições pelo Chelsea em dois anos e meio. Diante da falta de espaço, o jogador decidiu sair dos Blues.

"Foi tão difícil para mim, mentalmente. Eu não conseguia lidar com a pressão da mídia, vinda de fora. Eu não estava jogando muito. Eu senti: 'Não, eu preciso ir'", disse em entrevista à revista GQ.

Em 2015, foi emprestado para a Fiorentina e depois para o Roma, que o comprou definitivamente. Em 2017, voltou para Inglaterra, com o Liverpool desembolsando 36,9 milhões de euro (R$ 234 milhões, na cotação atual).

"Você tem duas opções: dizer às pessoas que eles estão certos em colocá-lo no banco ou provar que estão errados. Eu precisava provar que eles estavam errados", disse Salah.

Em entrevista ao The Guardian, o brasileiro Felipe Luís, companheiro de Salah no Chelsea, disse que não entendia o motivo de Mourinho não escalar o egípcio. "Ele nunca foi [para Fiorentina] por dinheiro ou para ganhar mais. Ele foi para mostrar que podia jogar. Nos treinos ele era como Messi. Realmente, como Messi. Pergunte a qualquer um", disse o lateral do Flamengo.

Mourinho, por sua vez, já declarou em entrevistas que era "apaixonado" por Salah. "As pessoas tentam me identificar como o treinador que vendeu Salah. Eu sou o treinador que comprou Salah. É uma ideia completamente errada".

"Eu pressionei o clube para comprá-lo e na época já tínhamos jogadores de ataque fantásticos. [Eden] Hazard, Willian, tínhamos grandes talentos lá. Mas eu disse a eles para comprar aquele garoto. Ele era apenas um garoto perdido em Londres. Queríamos trabalhá-lo, tornar-se cada vez melhor e melhor. Mas ele tinha mais a ideia de querer jogar e não esperar", concluiu Mourinho, explicando que o empréstimo para o futebol italiano seria bom para a carreira de Salah.