Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: São Paulo tem problemas, mas mudou postura com áudio do Muricy

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 14h50

No fim da temporada passada a projeção do São Paulo era de um time modesto para 2022 devido ao momento financeiro do clube, que tem dívidas que cresceram na última gestão. Mas depois de um áudio vazado do coordenador Muricy Ramalho revelando a insatisfação a um amigo justamente pela falta de contratações, o clube do Morumbi se reforçou, garantindo a chegada de nomes como Rafinha, Alisson e Patrick, além de encaminhar a de Nikão.

No podcast Posse de Bola #192, Mauro Cezar Pereira chama a atenção para a forma como o vazamento do áudio foi seguido de uma mudança de postura do clube na busca por reforços, deixando de lado a questão da austeridade financeira, ainda que com reforços que podem dar ganho ao time comandado por Rogério Ceni.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"São contratações interessantes, eu acho que pode funcionar, acho que devem melhorar o time, agora, esse aspecto é muito relevante também, o São Paulo tem lá os seus grandes problemas financeiros, vinha em uma pegada de tentar investir no time, mas com certa parcimônia, de repente foi só o áudio vazado do Muricy surgir para tudo mudar. Uma volúpia no mercado, sai contratando estilo Corinthians, exatamente como o Muricy sugeriu naquele áudio", diz Mauro.

"O São Paulo deu um bico nessa história de 'vamos organizar a casa'. Coisa nenhuma, é montar o time o que for possível e vai para cima. De novo aquela história, sempre aumenta a possibilidade de você ter retorno técnico, mas é um total descontrole na gestão, então é sempre bom lembrar porque os caras se elegem nos clubes com esse discurso de que vão botar a casa em ordem e depois eles chutam tudo", completa.

O jornalista afirma que o discurso prioritário de organizar as finanças deixado de lado ocorre no São Paulo, como foi no Corinthians e como também acontece com o Fluminense, outro clube que contrata mesmo tendo pendências.

"Aconteceu no Corinthians, de certa forma é o que está acontecendo agora no São Paulo, é o que acontece no Fluminense também, que faz várias contratações, aí você lê o noticiário do Fluminense e deve, não pagou o 13º, está devendo um terço sobre férias dos funcionários. Você não consegue pagar coisas básicas e contrata um monte de jogador", diz Mauro.

"É o de sempre, é o mais do mesmo, na verdade o áudio vazado do Muricy mostrou a sua força, então fica aí até a senha para qualquer dirigente remunerado ou o técnico. Se sentir uma pressão, vaza um áudio e fica beleza. Não estou dizendo que o Muricy vazou de propósito, de alguma forma, alguém vazou. Ou então você sai falando com todos os amigos, desabafe com os amigos e um deles vai vazar o áudio, você não precisa nem pedir para vazar", completa.

Outro ponto que o jornalista questiona é o tempo de contrato dado a jogadores com idade mais avançada, citando o caso de Nikão, que tem 29 anos e deve ter um contrato válido por quatro temporadas.

"Os reforços até podem ser interessantes, o que eu acho muito questionável é a duração de contrato. O Nikão, um cara que já vai para 30 anos, fazer um contrato de 4 anos com o jogador. Eu entendo que você não está pagando multa rescisória, mas 4 anos para um jogador nesta idade é sempre um risco, porque o ocaso vai chegar a qualquer momento. Se o cara com 32 não tiver rendimento, vai ficar, olha o Hernanes, fez um contrato com veterano e o São Paulo ficou um tempão com ele", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.