Topo

Garoto de 15 anos comanda goleada do Palmeiras em estreia na Copinha

Endrick tem apenas 15 anos e se destacou na estreia do Palmeiras na Copinha, contra o Assu - Fabio Menotti/ Palmeiras
Endrick tem apenas 15 anos e se destacou na estreia do Palmeiras na Copinha, contra o Assu Imagem: Fabio Menotti/ Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

05/01/2022 17h09

O centroavante Endrick, de apenas 15 anos de idade, comandou a goleada do Palmeiras sobre o Assu-RN por 6 a 1, hoje (5), em Diadema (SP), em estreia na Copa SP de futebol júnior. Ele atuou apenas nos primeiros 45 minutos, mas mostrou o mesmo faro de goleador de outras categorias da base alviverde e marcou duas vezes no triunfo que deixou sua equipe na liderança do Grupo 28.

Centroavante de destaque do sub-15 e do sub-17, Endrick fez sua estreia na Copinha, mas não resumiu sua atuação aos gols. Teve boa recomposição e ajuda na pressão da saída e bola adversária, como ocorreu no lance do segundo gol do Palmeiras. Em alguns momentos, mostrou excesso de vontade e levou um cartão amarelo por falta em Pendências em um lance sem perigo na lateral esquerda. Mas em geral, foi o destaque alviverde.

Com o resultado, o Palmeiras chegou ao mesmo número de pontos do Água Santa, mas leva a melhor no saldo de gols. O time de Diadema venceu o Real Ariquemes por 2 a 1 na estreia. Agora, o Verdão tem dois dias de folga antes de seu próximo compromisso. No sábado (8), a equipe enfrenta o Real Ariquemes, às 11h, no mesmo estádio.

Atual pentacampeão paulista sub-20, o Palmeiras não precisou mais do que um minuto para comprovar que é um dos favoritos ao título. Na primeira jogada de ataque, o Verdão abriu o placar com gol de Jhonatan. Gustavo Garcia avançou pela direita e, da intermediária, fez um cruzamento preciso. O camisa 11 desviou de cabeça no canto direito.

Com vários jogadores que já foram utilizados no time profissional, especialmente no Paulista e na reta final do Brasileirão do ano passado, o Palmeiras seguiu em cima do adversário e aumentou a vantagem aos 6 minutos. Endrick roubou a bola na intermediária, e Vanderlan foi acionado na ponta esquerda. O cruzamento seria interceptado pelo goleiro Matheus, mas ele se atrapalhou com o zagueiro Pendências, e a bola sobrou para Gabriel Silva tocar para o gol.

Veio, então, o show pessoal de Endrick. Aos 17 minutos, ele arrancou da intermediária, tabelou com Gabriel Silva, perdeu o tempo de chute, mas se recuperou. Ajeitou para a perna esquerda e marcou o terceiro gol. Aos 34 minutos, o jovem centroavante mostrou que também joga bem posicionado nas bolas aéreas. Em cruzamento de Giovani, ele apareceu livre entre os beques do time potiguar para dar uma "casquinha" e acertar o canto direito.

A boa atuação rendeu uma homenagem à mãe dele, que faz aniversário nesta quarta, e agradecimentos. "Fui bem na estreia, consegui fazer os dois gols, agradeço a Deus, ele que me colocou aqui", comentou o jovem centroavante.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem Endrick -substituído por Vitinho- e com uma dose de sonolência. E acabou levando o gol de honra do Assu. Em uma falha de saída de bola pelo lado direito, a virada de bola errada caiu nos pés de DW. Sem titubear, ele emendou belo chute da entrada da área e acertou o ângulo esquerdo de Mateus aos 6 minutos.

Logo depois, o Palmeiras teve uma grande oportunidade para aumentar a diferença em cobrança de pênalti. Gabriel Silva, que havia sofrido a falta, tomou pouca distância e chutou no canto direito, mas Matheus foi rápido e conseguiu espalmar.

O Palmeiras, contudo, se recuperou nos últimos 15 minutos. O time dirigido por Paulo Victor Gomes fez o quinto gol em uma jogada elaborada por dois atletas que saíram do banco de reservas. Aos 33 minutos, o cruzamento de Ian encontrou João Pedro, que havia entrado três minutos antes. De primeira, ele desviou no canto esquerdo. Aos 49 minutos, o mesmo João Pedro fez seu segundo gol, mostrando oportunismo quase em cima da linha.

O Palmeiras jogou com a seguinte formação: Mateus; Gustavo Garcia, Naves, Lucas Freitas (Talisca) e Vanderlan (Ian); Fabinho, Pedro Lima (Lucas Sena) e Gabriel Silva; Giovani (João Pedro), Endrick (Vitinho) e Jhonatan (Kevin). O time alviverde entrou em campo apenas duas semanas depois de conquistar o título paulista em uma decisão diante do Mirassol. Na Copinha, o Verdão está em busca de seu primeiro título.