Topo

Palmeiras

Finalização e construção: o que o Palmeiras pode esperar de Rafael Navarro

O atacante Rafael Navarro foi anunciado como novo reforço do Palmeiras - Divulgação/Palmeiras
O atacante Rafael Navarro foi anunciado como novo reforço do Palmeiras Imagem: Divulgação/Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

26/12/2021 04h00

Vivendo um processo de reformulação em alguns setores de seu elenco após a conquista do bicampeonato da Copa Libertadores, o Palmeiras apostou no jovem Rafael Navarro, de apenas 21 anos, para ser uma das novas caras de seu ataque. Destaque do Botafogo na conquista da Série B do Brasileirão desta temporada, o jogador chega ao Alviverde como esperança de gols e, mais do que isso, um construtor no sistema ofensivo.

Em seu segundo ano como profissional na carreira, Navarro encerrou como artilheiro do Fogão com 16 gols. Embora seja um centroavante, o jogador tem como característica sair da área e também ajudar na criação do ataque. Por isso, conseguiu a marca de 10 assistências em 2021. Segundo o aplicativo Sofascore, o atacante participou diretamente de mais de 40% dos gols anotados pelo Glorioso na Série B.

Além de atuar como referência do sistema ofensivo, jogando de costas para o gol adversário, Navarro tem facilidade para atuar aberto pelas beiradas do campo — preferencialmente pelo lado esquerdo pelo fato de ser destro. Nesta temporada, o novo reforço do Verdão registrou um índice de 49% de acerto em suas finalizações, quando a bola chega ao gol adversário.

O perfil dinâmico do jogador combinado com a saída de Willian, Borja e o possível adeus de Luiz Adriano foram essenciais para que a diretoria alviverde apostasse na revelação do Botafogo. Os valores envolvidos na negociação não foram revelados, mas o Palmeiras venceu a concorrência do próprio Fogão e de outros clubes brasileiros e estrangeiros para assinar com o atacante.

O contrato é válido até o fim de 2026 e a comissão técnica de Abel Ferreira projeta utilizá-lo nas mais variadas funções do ataque, a depender do adversário, competição e status de outras peças do elenco. Outro fator determinante para o Palmeiras fechar negócio foi o potencial de revenda do atleta, que tem fácil entrada no mercado europeu.

Palmeiras