Topo

Jornal inglês lista melhores do ano com Neymar em 13º e Vini Jr. em 31º

Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e Neymar comemoram gol do Brasil contra a Colômbia pelas Eliminatórias - NELSON ALMEIDA/AFP
Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e Neymar comemoram gol do Brasil contra a Colômbia pelas Eliminatórias Imagem: NELSON ALMEIDA/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/12/2021 16h39

Os brasileiros Neymar, do Paris Saint German, e Vinícius Junior, do Real Madrid, ficaram na 13ª e na 31ª posição, respectivamente, na lista dos 100 melhores jogadores do ano, produzida pelo jornal britânico The Guardian. O top 10 ainda não foi divulgado (veja a lista completa, em inglês).

Ainda integram a lista outros brasileiros, como Marquinhos (44º), do PSG; Thiago Silva (58º), do Chelsea; Alisson (67º); Casemiro (67º), do Real Madrid; Ederson (75º), do Manchester City; Roberto Firmino (80ª), do Liverpool; e Fabinho (100º), também do Liverpool.

Entre os 20 melhores, Neymar é superado por Romelu Lukaku (11º), do Chelsea, e pelo seu companheiro de equipe, o goleiro Gianluigi Donnarumma (12º).

O jornal justifica que a lesão do brasileiro pode ter atrapalhado o desempenho dele na lista. No ano, Neymar marcou 23 gols (12 de pênaltis) em 34 partidas. Em 2020, ele balançou as redes 31 vezes em 27 jogos. O atacante sem jogar desde novembro, quando sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo, em jogo do Campeonato Francês. Nesta terça-feira, o departamento médico do PSG atualizou a previsão de retorno do jogador aos treinos, que só deve acontecer em janeiro.

Sobre Vini Jr, a publicação cita a evolução do jogador desde que ele chegou ao Real Madrid. "Agora ele pode muito bem ser o melhor jogador da La Liga, elétrico e decisivo e calmo na frente do gol.", afirma o jornal.

A décima lista dos melhores jogadores do ano produzida pelo jornal The Guardian conta com os votos de figuras notáveis do futebol mundial como treinadores, ex-jogadores e jornalistas. Os brasileiros Luis Felipe Scolari, Grafite, Juan e Roque Jr. integram a lista de juízes, ao lado de nomes como o do colunista do UOL Mauro Cezar Pereira, do jornalista Paulo Vinícius Coelho, do Grupo Globo, e da comentarista Renata Mendonça, do SporTV.