Topo

OPINIÃO

Guedes: Corinthians juntou turma de 2012 para festa, faltou o churrasqueiro

Do UOL, em São Paulo

16/12/2021 14h01

O Corinthians confirmou ontem (15) a chegada do volante Paulinho, que se junta a um elenco que conta com vários jogadores idolatrados pela torcida devido aos títulos conquistados, caso da Libertadores e do Mundial de Clubes no caso do atleta recém-contratado. Mas ele também é mais um jogador acima de 30 anos que chega para integrar um elenco que já tem Cássio, Fagner, Gil, Fábio Santos, Giuliano, Renato Augusto, Willian e Jô.

No UOL News Esporte, Vitor Guedes afirma que o Corinthians parece estar contratando mais visando agradar aos torcedores com nomes que são admirados, do que pensando na montagem de um time titular com 11 jogadores e que parece uma confraternização dos campeões mundiais de 2012, faltando, porém o treinador, já que Tite está na seleção brasileira e quem comanda o elenco é Sylvinho.

"O Paulinho chega até dezembro de 2023, e na verdade é um time de um semestre só, de um ano só. Não é um time de pontos corridos, o elenco titular do Corinthians tem Cássio, Fagner, Gil, Fábio Santos, Giuliano, Renato Augusto, Willian e Jô. Ou seja, tirando o João Victor, o zagueiro, e um volante que ainda não tem, então não dá para saber, é muito jogador velho junto. Eu acho que todos eles, sem exceção poderiam jogar no Corinthians ainda. Agora, não todos juntos ao mesmo tempo", diz Vitor Guedes.

"A impressão que eu tenho, em dezembro tem aquele churrasco dos formandos de 2012. Então fizeram ali, juntaram todo mundo para fazer uma festa, só que não convidaram o churrasqueiro. Tem a picanha, tem o Paulinho, o Renato Augusto, agora, o churrasqueiro é aquele amigo de todo mundo ali, o Sylvinho, que é simpático e tal, mas que queima as carnes, é complicado", completa.

O jornalista também aponta o fato de o Corinthians ter no orçamento para 2022 a previsão de vendas, o que indica a possibilidade de saídas dos jogadores mais jovens em um elenco no qual eles não são muitos. Renato Maurício Prado concorda que o clube pode ter problemas com tantos veteranos ao mesmo tempo.

"Eu acho que o Corinthians está fazendo contratados muito mais pensando no que reverbera com a torcida, agora tem um aporte financeiro da empresa que trouxe o Paulinho, do que pensando em formar um time de 1 a 11 e no futebol intenso de hoje, muito veterano junto eu acho, não sei ainda se vão chegar jogadores jovens e o Corinthians tem no seu orçamento para o ano que vem revenda de jogadores. O que é possível revender são os poucos jovens do time, o João Victor, GP, Adson, então se perder jogador, não vão ser os veteranos", diz Guedes.

"Está trazendo todo mundo que já foi importante, que já foi legal, jogou muito, mas muitos anos depois. Eu acho até que desses, do meio-campo, Giuliano, Paulinho e Renato Augusto, esses três, qualquer um deles acompanhado de dois jovens, poderia funcionar, mas os três juntos eu acho que esse time não vai andar, esse time vai sofrer de artrite. É um time muito antigo, que no papel é legal, mas que eu acho que na prática, ainda mais dirigido pelo Sylvinho, que está longe de ser um gênio, vai ser complicado", conclui Renato.