Topo

Djalminha revela que quase apanhou por pênaltis com 'cavadinha'

Djalminha atuou pelo Palmeiras entre 1996 e 1997 - César Itiberê/Folha Imagem
Djalminha atuou pelo Palmeiras entre 1996 e 1997 Imagem: César Itiberê/Folha Imagem

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/11/2021 11h09

Reconhecido especialista em cobranças de pênalti e pioneiro no Brasil - segundo ele mesmo - da 'cavadinha', difundida nacionalmente, o ex-meia Djalminha, revelou que já quase apanhou por bater penalidades máximas desta maneira. O ex-jogador recordou duas vezes em que o lance encheu os goleiros adversários de fúria, contra Portuguesa Santista e Milan.

Djalminha contou que se inspirou no ex-atacante italiano Vialli, com passagens por Sampdoria, Juventus e Chelsea, para fazer a 'cavadinha' e começou a treinar desde as categorias de base no Flamengo. No entanto, ele só estreou a jogada com a camisa do Guarani, diante do goleiro Goycochea - famoso pegador de pênaltis argentino -, que defendia o Inter.

"Fui o primeiro a fazer a 'cavadinha' no Brasil, mas já tinha visto. Não lancei essa parada. Se não tiver coragem, não pode bater desse jeito. E eu treinei antes de fazer. A primeira vez que eu vi, foi o Vialli [atacante italiano]. Eu ainda era júnior do Flamengo e comecei a treinar desse jeito. Aí, quando eu subi no Flamengo, ainda não tinha moral, aí não quis inventar de bater pênalti assim. Aí, fui para o Guarani, já tinha moral, e fui bater um pênalti contra o Inter, o Goycochea, que era pegador de pênalti. 'Ah, vai ser nesse aí'.", declarou Djalminha em entrevista ao canal "Podpah", no YouTube.

"Deu repercussão de todos os jeitos: positiva e negativa: goleiro querendo me bater, Luxemburgo falando que humilhava o adversário. Falei para ele que o objetivo era fazer o gol e que, se eu perdesse, estava na minha conta. Não era brincadeira. O Goycochea não ficou bravo. Quem ficou bravo foi o Ivan, que era da Portuguesa Santista e o Rossi, do Milan. Eu bati, eles não gostaram, ameaçaram vir para cima, mas eu não dei ideia", finalizou.