Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Barça vence Dínamo com gol de Ansu Fati e respira após sufoco na Champions

Ansu Fati comemora gol do Barcelona contra o Dínamo Kiev, pela Liga dos Campeões - REUTERS
Ansu Fati comemora gol do Barcelona contra o Dínamo Kiev, pela Liga dos Campeões Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

02/11/2021 18h54

Não foi brilhante, mas o Barcelona conseguiu o que era preciso para seguir vivo na Liga dos Campeões. Na tarde de hoje, o clube catalão fez a lição (fora) de casa e venceu o Dínamo Kiev por 1 a 0, na Ucrânia, pela quarta rodada da fase de grupos da competição.

O jogo marcou a recuperação do Barça no torneio depois de um início desastroso. A equipe, que havia perdido os dois primeiros jogos — contra Bayern de Munique e Benfica —, superou o Dínamo pela segunda vez e agora depende apenas das próprias forças para avançar ao mata-mata. Ansu Fati marcou o gol da vitória.

Com o resultado, o Barcelona chegou a seis pontos e subiu para a segunda posição do Grupo E. O Bayern de Munique venceu o Benfica nesta tarde e lidera a chave, com 12.

Na próxima rodada, o Barcelona recebe o Benfica, terceiro colocado, em jogo decisivo para a sequência das duas equipes na competição — em caso de vitória, o Barça assegura a vaga na próxima fase. O jogo está marcado para o dia 23 de novembro, no Camp Nou. No mesmo dia, o Dínamo enfrenta o já classificado Bayern.

Barça começa mal, mas Dínamo não aproveita

O Barcelona demorou para encontrar o melhor ritmo na partida de hoje. A equipe teve paciência para trocar passes no início do primeiro tempo, mas faltava criatividade. O Dínamo, bem posicionado, aproveitou. Ou quase. O time ucraniano teve pelo menos três boas chances de inaugurar o placar antes do intervalo, mas não conseguiu marcar. O Barça, por sua vez, conseguiu responder com uma falta de Jordi Alba, que explodiu na trave.

Ansu Fati faz gol salvador do Barcelona

Após segurar o 0 a 0 na primeira etapa, o Barça foi recompensado na volta do intervalo. E graças a Ansu Fati. O atacante de 19 anos aproveitou um cruzamento da direita e, aos 24 minutos, chutou firme para abrir o placar.

Pouco antes, o próprio Ansu Fati teve uma chance de marcar ao ser travado dentro da área. Inicialmente, o árbitro havia marcado o pênalti, mas cancelou após consulta ao VAR.