Topo

OPINIÃO

RMP: "Vitória do Flamengo foi quase heroica. O time estava esfacelado"

Do UOL, em São Paulo

09/10/2021 22h25

O Flamengo se mantém vivo na briga pela disputa do título brasileiro. Neste sábado (9), o time rubro-negro venceu o Fortaleza por 3 a 0 no Castelão, pela 25ª rodada do torneio. O placar pode sugerir um triunfo tranquilo do Fla, mas o primeiro gol saiu apenas aos 15 minutos do segundo tempo. A equipe carioca continua onze pontos atrás do líder Atlético-MG, que ganhou por 3 a 1 do Ceará, mas com dois jogos a menos.

Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Mengão, os jornalistas André Rocha e Renato Maurício Prado analisaram a vitória rubro-negra. Eles gostaram do desempenho do time, mesmo com tantos desfalques por conta de lesões e ausências de jogadores a serviço de suas seleções.

"O Flamengo não chegou a jogar mal hoje. Dominou no primeiro tempo, principalmente nos vinte primeiros minutos, quando imprensou o Fortaleza no seu próprio campo. Gostei da marcação avançada. O que faltou foi qualidade para transformar o predomínio em gol. O Fla tinha muita dificuldade e com o Vitinho em uma atuação patética. Não é um time espetacular, ainda mais sem os titulares, mas ter feito o que fez hoje, achei que foi um feito. Foi uma vitória, nas circunstâncias em que ela aconteceu, quase que heroica. O time estava completamente esfacelado", opinou Renato.

André destacou um ponto positivo nesse Fla desfalcado, que deslanchou na segunda etapa."É o jogo aleatório do Flamengo do Renato Gaúcho quando dá certo, na melhor versão. É esse volume de ataques seguidos e conseguindo fazer os gols. Dessa vez, com contra-ataque só no terceiro gol, e os dois primeiros na bola parada, que se mostrou uma virtude. Não podemos deixar de reconhecer as falhas grotescas do Fortaleza nos dois primeiros gols. Isso acabou facilitando para o Flamengo, que teve um pouco de dificuldade no primeiro tempo para criar jogadas, finalizar e entrar na área", pontuou.

Para Renato, se o Fla não vencesse no Castelão, praticamente se despediria da briga pelo Brasileirão. "Foi uma vitória surpreendente do Flamengo, não somente pelo número de desfalques, já que o time jogou sem sete titulares. O primeiro tempo foi equilibrado, com o Fla um pouco melhor. No segundo, o Fortaleza fez umas mexidas e vinha pressionando. De repente, em sete minutos, o Flamengo liquidou a partida. Fez os três gols e conseguiu uma vitória importantíssima. Se não ganhasse, poderia dar adeus [ao título do Brasileirão]", comentou.

André chamou a atenção para as atuações de Michael e Vitinho. O primeiro, na visão do colunista do UOL, conseguiu se recuperar após um início apagado e fez dois gols. Já o segundo... "Michael estava muito mal no primeiro tempo, errando tudo. Mas a partir do momento em que o espaço aparece, quando o jogo fica acelerado, ele sempre cresce. O Vitinho entrou totalmente disperso no jogo. Ele não gosta de jogar nessa função, aberto pela direita. Isso é um problema que o Flamengo tem na ausência do Everton Ribeiro", apontou.

Renato comparou as atuações dos reservas do Flamengo nas partidas contra Red Bull Bragantino (empate por 1 a 1) e Fortaleza. "Como time, jogou melhor hoje, mesmo no primeiro tempo, quando não conseguiu marcar. Vai ter mais uma chance. O Flamengo precisa ter reservas em ritmo para poder jogar. Acho que o saldo foi extremamente positivo", finalizou o colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição da Live do Flamengo será na quarta-feira (13), logo após a partida contra o Juventude pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no Youtube.