Topo

São Paulo

Por que Calleri chega otimista ao São Paulo após fraco rendimento na Europa

Calleri na coletiva de apresentação do São Paulo - Reprodução
Calleri na coletiva de apresentação do São Paulo Imagem: Reprodução

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

09/09/2021 04h00

O atacante Jonathan Calleri chegou ao São Paulo para resolver a carência na posição de centroavante, mas levantou dúvidas em relação ao seu desempenho nos últimos anos atuando na Europa. Em sua apresentação oficial, porém, o argentino afirmou que atuar pelo Tricolor paulista é diferente, pois o clube do Morumbi cria mais chances claras de gol para seus atacantes.

De fato, Calleri não teve vida fácil nesse quesito na Europa. O centroavante rodou por West Ham (ING) e quatro clubes menores da Espanha, somando 33 gols em 157 jogos. Entretanto, foram apenas 50 chances claras criadas para o argentino durante o período, segundo dados do site "Sofascore".

No São Paulo, o número aumenta bastante. Em 44 jogos nesta temporada, o Tricolor produziu 94 chances claras de gol, uma média de 2,1 chances por jogo. A taxa de aproveitamento da equipe de Hernán Crespo nessas oportunidades é de pouco mais de 50%, enquanto Calleri teve apenas 38% na Europa.

No entanto, quando somente os atacantes entram na estatística, os números mudam. Em sua passagem pela Europa, Calleri perdeu 31 chances claras de gol em cinco temporadas, uma média de 6,1. Em comparação, seus principais concorrentes no Tricolor paulista detêm números parecidos ou superiores atuando no Brasil —aqui é preciso levar em conta as diferenças entre as ligas comparadas, claro.

Com praticamente dois terços da temporada já jogados, Luciano soma sete oportunidades claras de gol perdidas, chegando a uma média projetada de 10,5 ao fim do ano. Já Pablo tem números mais parecidos: perdeu quatro chances claras, uma média projetada de seis ao fim de 2021. Os dados também são do site "sofascore".

Recuperando forma física, Calleri ainda não sabe quando estará à disposição do técnico Hernán Crespo. O São Paulo volta a campo neste domingo (12), quando visita o Fluminense, às 20h30, pela 20ª rodada do Brasileirão.

São Paulo