Topo

David Luiz: Sporting ou Sampaoli podem frustrar desejo de Atlético-MG e Fla

David Luiz é um dos veteranos que despertam interesse de clubes europeus e brasileiros - Getty Images
David Luiz é um dos veteranos que despertam interesse de clubes europeus e brasileiros Imagem: Getty Images

Guilherme Piu e Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

01/09/2021 04h00

O zagueiro David Luiz está sem contrato e, como ainda é um jogador de certo peso no cenário mundial, tem o seu nome circulando nos bastidores de clubes nacionais e internacionais. Livre desde que deixou o Arsenal (ING) no dia 30 de junho, o experiente defensor foi tema de pesquisas de mercado de dois dos mais badalados clubes do momento no Brasil: Flamengo e Atlético-MG. Ambas as equipes, segundo apurou o UOL Esporte, têm interesse no atleta de 34 anos, mas ainda não fizeram uma oferta formal.

Apesar do desejo de Galo e Fla, existem dois clubes estrangeiros que podem frustrar planos futuros dos brasileiros em relação ao zagueiro. O Sporting (POR) e o Olympique de Marselha (FRA) também desejam contar com David Luiz para esta temporada. De acordo com informações passadas ao UOL, os portugueses já fizeram uma proposta financeira ao atleta, que a está analisando.

Amizade em Lisboa e reunião com Sampaoli

Há um ponto interessante que, quem sabe, poderia ser um diferencial dos Leões na disputa por David Luiz. O treinador da equipe, o português Rúben Amorim, foi companheiro do zagueiro em seus tempos de jogador. Os dois atuaram juntos no Benfica entre 2008 e 2011. Com 35 anos, Amorim despontou com um trabalho destaque no Braga, de onde saiu com uma multa milionária (cerca de 10 milhões de euros) paga pelo Sporting.

Em maio deste ano, David Luiz fez elogios a Rúben Amorim quando o treinador trocou o Braga pelo Sporting."Ele [Rúben Amorim] começou da melhor maneira no Sp. Braga e as pessoas já viram o que ele consegue fazer. Optou agora pelo Sporting e devemos respeitar sempre. [...] Desejo-lhe sorte, menos contra o Benfica. Mas desejo que tenha sucesso. Nunca vou esquecer o que vivemos juntos", disse à época à BTV .

Já em relação ao time de Marselha, o treinador da equipe, Jorge Sampaoli, tenta convencer o jogador a se mudar para a França. Em junho, informações de bastidores apontaram que, durante sua visita ao Rio de Janeiro, Sampaoli conversou pessoalmente com o zagueiro. Recentemente, o argentino pediu a contratação do também brasileiro Gérson, que defendia o Flamengo, equipe que também mostra interesse na contratação de David Luiz.

Interesse de brasileiros

Apesar de manifestarem nos bastidores o interesse em David Luiz, nem o Flamengo e nem o Atlético-MG, segundo informações recebidas pela reportagem, fizeram proposta oficial pelo zagueiro. Além de mineiros e cariocas, o Corinthians chegou a ser citado como outro interessado no atleta. Apesar disso, o atual presidente do Timão, Duílio Monteiro Alves, negou categoricamente que o Alvinegro paulista o tenha procurado.

"Não existe David Luiz. Não existe a possibilidade, a negociação não está em andamento. Estamos muito satisfeitos com os atletas que chegaram. Existe o nosso lateral, o João (Pedro), vindo por empréstimo do Porto por um ano, para suprir uma carência que a gente tem na reserva do Fagner. Deve estar subindo no BID, o Porto mandou a documentação ontem e pode ser que a gente anuncie ainda hoje", disse o dirigente, em entrevista ao Sportv.

O que se sabe é que o atacante Willian, que também deixou o Arsenal recentemente, ligou para David Luiz para convida-lo a jogar no Timão. Os dois são muito amigos, já que também atuaram juntos no Chelsea (ING) e na seleção brasileira. Essa informação foi passada à reportagem por uma fonte ligada ao Corinthians.