Topo

Brasileirão - 2021

Cuiabá vence Athletico-PR e deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

15/08/2021 20h10

O Cuiabá deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão ao vencer hoje o Athletico-PR por 1 a 0 pela 16ª rodada do campeonato, na Arena Pantanal. O gol dos donos da casa foi marcado por Clayson.

O resultado faz com que o Cuiabá chegue a 17 pontos e deixe o Z-4, ultrapassando o Sport, que hoje perdeu para o Flamengo. Já o Athletico continua com 23 pontos e vê os líderes do principal torneio nacional mais distantes na tabela.

Agora o Cuiabá foca suas atenções no duelo de quarta-feira diante do Grêmio, em jogo atrasado da 5ª rodada do Brasileirão. Já o Athletico enfrentará a LDU na quinta-feira, em partida de volta das quartas de final da Sul-Americana.

Quem foi bem: Clayson

O jogador do Cuiabá fez uma partida discreta no primeiro tempo, porém aos 15 minutos do segundo tempo ele aproveitou a chance que teve e marcou o gol dos donos da casa. Vale destacar que naquele momento o jogo era favorável ao Athletico-PR, que tinha as melhores oportunidades.

Quem foi mal: Carlos Eduardo

O atacante do Athletico-PR desperdiçou a única grande chance do time na primeira etapa, cabeceando para fora, e seu desempenho foi abaixo do esperado. Foi substituído logo no intervalo do jogo.

Atuação do Cuiabá

O time do técnico Jorginho não se importou de jogar defensivamente em seus domínios, já que essa proposta daria mais chances da equipe pontuar na tabela de classificação.

O triunfo saiu graças ao oportunismo de Clayton, que aproveitou rebote no chute de Pepê e abriu o marcador para o Cuiabá.

Atuação do Athletico-PR

A equipe comandada pelo técnico António Oliveira foi para o Mato Grosso com o objetivo de sair com os três pontos, porém o Furacão encontrou muita dificuldade em "furar" a defesa adversária.

As alterações no segundo tempo deram um novo ânimo para o Athletico, que criou mais, porém um erro defensivo colocou o time atrás no marcador.

História do Jogo

O primeiro tempo da partida teve pouca intensidade e raras oportunidades reais de gol. O Athletico buscava a posse de bola, mesmo jogando fora de casa, mas tinha grande dificuldade de incomodar o adversário, que se preocupava com a marcação.

Boa parte do tempo era possível ver os visitantes com a bola, tentando achar espaços, e o Cuiabá muito prestativo na ação oposta, de fechar as laterais e ocupar o meio-campo. A melhor chance aconteceu aos 32 minutos com Carlos Eduardo, que cabeceou por cima da meta defendida pelo goleiro Walter.

O segundo tempo começou da mesma forma porém com o time paranaense mais preciso no último terço do campo, obrigando o goleiro Walter a fazer boas intervenções para evitar o gol.

Quando tudo indicava um gol do time paranaense, aconteceu exatamente o contrário. O chute de Pepê bateu na zaga e no rebote Clayson chutou sem chances para o goleiro Santos, para abrir o placar a favor do Cuiabá.

O Furacão até tentou empatar nos minutos finais, porém Walter fez um linda defesa e garantiu os três pontos para a equipe do Mato Grosso.

FICHA TÉCNICA
CUIABÁ 1 X 0 ATHLETICO-PR

Competição: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 15/08/2021
Hora: 18h15 ( de Brasília)
Local: Arena Cuiabá, em Cuiabá (MT)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodrigo da Fonseca Silva (MT)
Cartões amarelos: Camilo (Cuiabá); Léo Cittadini (Athletico-PR)
Gol: Clayson, aos 15 minutos do segundo tempo

Cuiabá: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Auremir (Camilo), Pepê (Yuri Lima), Rafael Gaiva (Uillian Correa) e Clayson (Jonathan Cafu); Jenison (Elton) e Danilo Gomes. Técnico: Jorginho

Athletico-PR: Santos; Erick (Márcio Azevedo), Zé Ivaldo, Luan Patrick (Abner Vinícius) e Nicolas; Léo Cittadini, Christian e Fernando Canesin (Marcinho); Carlos Eduardo (Nikão), Jáderson (Terans) e Renato Kayzer. Técnico: António Oliveira